Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 02 de Março de 2004 às 18:09

    Imprimir


A dieta de Atkins e outras que limitam o consumo de carboidrato podem causar mau humor, segundo pesquisa.

Cientistas do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, descobriram que o carboidrato ajuda a estimular a produção de uma substância-chave do cérebro chamada serotonina.

Ela controla as emoções das pessoas, e sua falta pode levar a mudanças de humor e depressão.

A dieta de Atkins se tornou popular mundialmente, apesar das preocupações sobre seu efeito na saúde. Alguns especialistas dizem que ela pode causar diabetes e problemas de rim no longo prazo.

Apetite

"Quando a serotonina é produzida e se torna ativa no cérebro, ela produz um sentimento de estar satisfeito mesmo antes de o estômago estar estufado", diz a pesquisadora Judith Wurtman.

"Mas a serotonina não é importante somente para controlar o apetite e impedir que as pessoas comam mais do que devem. Ela é uma substância essencial para regular o humor."

Medicamentos antidepressivos são prescritos para manter a serotonina mais ativa no cérebro e estender sua atividade por um longo período de tempo, para que ela ajude a regular o humor.

E como o carboidrato aumenta os níveis de serotonina naturalmente, ele efetivamente atua como um tranqüilizante natural.

Combinação

O consumo de carboidrato deve ser acompanhado por pouca ou nenhuma proteína.v Portanto, um prato de macarrão estimula o cérebro a produzir serotonina, mas um prato de frango com batatas impede que a substância seja produzida.

A falta de carboidrato pode ter um efeito maior nas mulheres, já que elas possuem menos serotonina no cérebro do que os homens.

"Tirar o carboidrato da dieta é o mesmo que tirar água de alguém que está caminhando no deserto", diz Wurtman.

Segundo a cientista, quando o humor é alterado pela falta de carboidrato, não adianta apelar para alimentos com proteína, pois eles podem deixar a pessoa mais irritada e impaciente.

Segundo Brigid McKevith, da Fundação de Nutrição Britânica, o efeito de uma dieta que produz serotonina ainda não está claro.

"Vale lembrar que muitos alimentos consumidos com bastante freqüência - como leite, feijão e até batatas - possuem tanto carboidrato quanto proteína", disse ela.




Fonte: BBC BRASIL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/387487/visualizar/