Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 02 de Março de 2004 às 14:49

    Imprimir


A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) deve se reunir no próximo dia 3 de março, às 18h30, para analisar denúncia de espionagem realizada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e o sub-procurador geral da República, José Roberto Santoro. Essa suspeita levou Antero a apresentar requerimento solicitando a vinda ao Senado do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Félix.

Além de prestar esclarecimentos sobre a denúncia, Armando Félix deverá se pronunciar, ao lado da diretora-geral da Abin, Marisa Del'Isola Diniz, sobre o Decreto nº 4693/2003, que redefine as competências da agência. A presença dessas autoridades perante a CCAI foi objeto de requerimentos não só de Antero, mas do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), incluídos na pauta da reunião.

A solicitação do senador pelo Mato Grosso foi motivada por reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A matéria comenta a ida de Antero à residência do sub-procurador, de onde teria saído de madrugada, após tratar de assuntos de interesse do PSDB, e despertou no parlamentar a suspeita de estar sendo seguido. Movidos por essa desconfiança, os dois senadores tucanos insinuaram a participação de integrantes do atual governo na espionagem, realizada em represália à denúncia de Antero contra o ex-assessor da Casa Civil da Presidência da República Waldomiro Diniz, acusado de corrupção e tráfico de influência.

Outro requerimento a ser apreciado nesta reunião da CCAI é de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e refere-se à realização de audiência reservada com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sobre o caso da Prefeitura de Santo André (SP). Na oportunidade, seriam ouvidas gravações de conversas de membros do Partido dos Trabalhadores (PT) e assessores do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002.




Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387545/visualizar/