Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 02 de Março de 2004 às 14:46

    Imprimir


Após dois cancelamentos na semana passada, a sonda Rosetta finalmente foi lançada ao espaço na madrugada desta terça-feira rumo ao cometa Churyumov-Gerasimenko.

A sonda da ESA (agência espacial européia) partiu da base de Kourou, na Guiana Francesa, às 4h17, deixando no céu um rastro visível por mais de um minuto. Às 6h33, os controladores informaram que Rosetta se separou do foguete Ariane-5 e iniciou sua jornada de 500 milhões de quilômetros.

O objetivo da missão é pousar sobre o núcleo do cometa em novembro de 2014, onde a sonda vai permanecer dois anos estudando sua composição com cerca de dez instrumentos que carrega a bordo.

No site da ESA é possível ver animações de como será o pouso da sonda Rosetta sobre o cometa. Para acessar, clique aqui (em inglês).

Os cientistas acreditam que o cometa possa conter traços químicos e físicos do tempo em que o Sistema Solar foi formado, há 4,6 bilhões de anos. Assim, esperam desvendar alguns dos segredos sobre como a vida surgiu na Terra.

A sonda já deveria estar no espaço desde o ano passado. Mas o foguete responsável por seu lançamento estava sob investigação após a explosão de um modelo de teste logo após a decolagem.

O nome da missão faz referência às tábuas de pedra egípcias chamadas Rosetta que ajudaram os historiadores a decifrar os hieróglifos.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387546/visualizar/