Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 30 de Novembro de -0001 às 00:00

    Imprimir


O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DATER/SAF/MDA), Argileu Silva, participou, na tarde desta quarta-feira (27), no anexo II, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), da 1ª reunião de trabalho da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Na reunião foi discutida a Pauta de Reivindicações do Sistema Oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural Brasileiro. O documento, entregue pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) à Frente Parlamentar, destaca pontos importantes para ampliar e qualificar os serviços de Ater no país.

Segundo Argileu Silva, a Frente Parlamentar tem a legitimidade de estabelecer e sistematizar todas as demandas e reivindicações que dizem respeito a assistência técnica e extensão rural. “A Frente estabeleceu alguns desafios a partir da construção de uma agenda de trabalho onde serão ouvidos os movimentos sociais, o poder executivo e as organizações estaduais de assistência técnica. Com as contribuições das opiniões de todos esses setores sobre o tema, o parlamento poderá mostrar a sua contribuição no fortalecimento da extensão rural e, consequentemente, da agricultura familiar”, afirmou Argileu Silva.

O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Zé Silva (PDT/MG), destacou que um dos grandes desafios dessa primeira reunião de trabalho é inserir a extensão rural no debate do Congresso Nacional. “Essa pauta da Asbraer é o alicerce da atuação dessa frente parlamentar e eu tenho certeza que ela contribuirá na melhoraria do trabalho de extensão e, ainda, vai transformá-la em uma importante ferramenta para reduzir as desigualdades sociais, eliminar a pobreza extrema no campo e, também, oportunizar as políticas públicas para os que mais precisam, como é o caso dos agricultores familiares”, concluiu o parlamentar.

A  Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural foi  instalada em março deste ano, com o objetivo de fortalecer o diálogo da sociedade com o governo para ampliar o desenvolvimento de políticas públicas de assistência técnica e extensão rural (ATER). A Frente é formada por 192 parlamentares.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387688/visualizar/