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Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 27 de Janeiro de 2014 às 11:42

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As aulas escolares voltam para muitas crianças nesta segunda-feira (27), mas muitas mães têm dificuldades de como montar uma lancheira nutritiva e saudável.

De acordo com a nutricionista Fátima Miquelim, com planejamento e um pouco de vontade, a lancheira pode sim ser turbinada e nutritiva.

Além de explicar quais são os produtos que não podem faltar na lancheira, a profissional dá dicas sobre como higienizar e armazenar os alimentos.

Veja abaixo as sugestões da nutricionista:

1. Escolha da lancheira: o melhor é adquirir uma lancheira térmica que conserva mais os alimentos, o que dará mais segurança para que nada se estrague, principalmente em dias mais quentes. 

2. Embale as frutas e os lanchinhos em papel alumínio, use também potinhos e saquinhos próprios para alimentos. O suco de fruta natural deve ser feito um pouco antes de preparar a lancheira e colocado em garrafa térmica bem fechada.

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3. Limpeza e higienização: a lancheira deve ser limpa diariamente para retirar todos os resíduos de alimentos. Use uma esponja macia com água e detergente neutro. Uma vez por semana, lave a lancheira utilizando um pouco de água com água sanitária para higienizar.

4. Horário de preparar a lancheira: um pouco antes de levar a criança para a escola. Não sendo possível, no dia anterior, prepare a porção dos alimentos e bebidas deixando-os higienizados e embalados dentro da geladeira, e pela manhã, é só colocá-los na lancheira na hora de sair.

5. Escolha dos alimentos: é importante considerar a idade do seu filho na hora de escolher os alimentos. As crianças pequenas precisam de porções menores. Já as menores têm mais opções de alimentos. É indicado utilizar lanchinhos saudáveis, sucos, achocolatados e frutas. Uma lancheira saudável deve ser rica em fibras e nutrientes.

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6. Alimentos que devem ser evitados: em qualquer idade, devem ser evitados alimentos que prejudicam a saúde das crianças. Estão vetados: salgadinhos industrializados, guloseimas, salgados fritos e gordurosos, bolachas recheadas, chocolates em excesso e refrigerantes.






Fonte: Do R7

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