Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 13 de Outubro de 2012 às 08:51
Por: trícia Sanches

    Imprimir


   Nos últimos 65 anos, apenas 8 mulheres exerceram mandatos na Câmara de Cuiabá. A primeira foi Estevina do Couto Abalem, em 1951. A falta de mulheres é uma realidade na maior parte dos Legislativos. Para se ter uma ideia, neste ano, apenas Lueci Ramos (PSDB) assegurou cadeira.

 

  Com o resultado ela, que já era a única mulher nesta legislatura, chega ao seu 5º mandato, estando no Parlamento desde 1997. “Eu lamento porque acreditava que desta vez haveria mudança. Achei que Cilbene Lobão (PT do B) e Flávia Mesquita (PP) iam ser eleitas”, pondera Lueci.

  Para ela, o efeito negativo ainda demonstra a cultura machista que predomina. Lueci cita que nas reuniões realizadas por ela, 80% dos participantes eram mulheres. "Sempre ponderava que queria o voto de todos".

  De todo modo, Lueci assegurou nesse pleito novo mandato numa disputa acirrada em que apenas 7 parlamentares foram reeleitos. A partir de 2013 serão 25 vereadores, 6 a mais que os atuais 19. Cada um tem direito a um salário de R$ 9 mil, mais R$ 15 mil de verba indenizatória.

  Histórico

  Além de Lueci, recentemente, legislaram Chica Nunes (DEM), que chegou a comandar o Parlamento, tendo um mandato marcado por polêmica e denúncias de desvio de recursos; e as petistas Vera Araújo, a Verinha e Enelinda Scala, que neste ano tentou retornar ao Legislativo, mas teve só 1.333, ficando na suplência. Outra mulher que fez história dentro e fora da Câmara é Ana Maria Couto, a May, tida como uma revolucionária e que atuou na década de 60.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/38884/visualizar/