Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 13 de Fevereiro de 2014 às 10:44
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Até o mês de abril deste ano, 200 profissionais devem estar atuando em Mato Grosso por meio do programa 'Mais Médicos'. O coordenador de tutoria do programa no estado, Reinaldo Mota, disse ao G1 que, no próximo mês, deve desembarcar em Mato Grosso pelo menos mais 80 médicos, totalizando mais de 130 profissionais. O restante deve chegar no mês seguinte, na segunda etapa do terceiro ciclo do Mais Médicos.

Dos 55 médicos que trabalham no estado até agora, 46 são estrangeiros e 22 deles estão atuando em aldeias indígenas, de acordo com o tutor. "A maioria deles atua em municípios com deficiência na área da saúde", afirmou Mota. Dos estrangeiros, 42 são cubanos, dois são espanhóis e um dominicano.

Em dezembro do ano passado, 36 médicos cubanos desembarcaram em Cuiabá para atuar em aldeias indígenas, Distritos Sanitários Especiais Indígenas, e Programas de Saúde da Família (PSFs). "Ainda é preciso uma política de saúde que valorize a atenção básica como ela deve ser valorizada", disse Reinaldo Mota.

Esses médicos são acompanhados e avaliados por um grupo de supervisores ligados à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os contratados são registrados no Ministério da Saúde e têm o aval do Conselho Regional de Medicina. "Eles vêm para cá e depois são acolhidos no município. Têm contato com a realidade local e nós [tutores] fazemos as avaliações e sugestões", contou.

Em Mato Grosso, nenhum médico contratado por meio do programa desistiu do trabalho, como aconteceu em outros estados. No início desta semana, o Ministério da Saúde informou que 24 médicos cubanos se desligaram do programa, porém, para o governo esse número é insignificante.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389629/visualizar/