Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 13 de Fevereiro de 2014 às 19:13
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Os casos de dengue em Cuiabá tiveram uma queda neste ano, de acordo com dados da Coordenaria de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Conforme o levantamento, desde 1° de janeiro até o dia 8 de fevereiro, foram registrados 136 casos, contra 644 no mesmo período no ano passado, totalizando uma redução de aproximadamente 79%. Apenas um caso de óbito está sob investigação.

Segundo os dados da CCZ, foram visitados 31.272 imóveis desde o início do ano até o dia 8 de fevereiro, destes, 1.482 precisaram receber tratamento. Os principais focos encontrados são de depósitos ao nível de solo (54,2%), ou seja, caixas d'água no chão. Em seguida vem o lixo no fundo do quintal com 27,3% do total, e em terceiro, os vasos, pratos, e frascos com plantas e bebedouros de animais com 7%.

Agentes do CCZ visitam de 15 em 15 dias casas e propriedades, além de cadastrar terrenos e casas abandonadas. A preocupação dos agentes é em pontos considerados estratégicos para a procriação do mosquito, como ferro-velhos, borracharias, depósitos.

Em caso de confirmação de casos, é realizado o bloqueio nas proximidades da residência do cidadão contaminado. Em casos graves, de terrenos baldios e casas abandonadas, a CCZ pode acionar o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e também o Ministério Público Estadual.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389647/visualizar/