Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 14 de Fevereiro de 2014 às 19:52

    Imprimir


A Secretária Estadual de Saúde registrou queda casos de Dengue, em Mato Grosso. Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), online, mostram que, de 1º janeiro a 13 de fevereiro de 2014, foram 1.399 casos notificados, com duas ocorrências de óbitos em investigação, sendo um no município de Cuiabá e outro no município de Sinop.

No ano de 2013, houve um grande surto da doença, foram 13.520 notificações no mesmo período no Estado.

Em Cuiabá, os números também caíram vertiginosamente em 2014. Desde 1° de janeiro até o dia 8 de fevereiro, foram registrados 136 casos, contra 644 no mesmo período no ano passado, totalizando uma redução de aproximadamente 80% de casos notificados no município. Em outros municípios como, Várzea Grande, foram registrados 50 casos, Rondonópolis 96 casos, e em Sinop 431 casos.

Na Capital, local onde há o principal foco da doença, mais de 30 mil imóveis foram visitados desde o início do ano até o dia 8 de fevereiro, destes, 1.482 precisaram receber tratamento. E, os principais focos encontrados, em sua maioria (54,2%) são de depósitos ao nível de solo, ou seja, caixas d'água no chão. Em seguida vem o lixo no fundo do quintal com 27,3% do total, e em terceiro, os vasos, pratos, e frascos com plantas e bebedouros de animais com 7%.

Prevenção

Para se prevenir contra a Dengue, vale ressaltar sempre as orientações, é preciso limpar as calha dos telhados; os pratinhos dos vasos de plantas; manter piscinas limpas; eliminar qualquer tipo de material que possa acumular água; deixar garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; manter pneus em locais cobertos para não acumular água e tampar bem às caixas de água e os poços.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389738/visualizar/