Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 25 de Fevereiro de 2014 às 18:54

    Imprimir


O presidente da Infraero (estatal que administra os aeroportos), Gustavo do Vale, afirmou, em entrevista em Cuiabá, que dois terços (66%) das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, já estão concluídas.

“Falta apenas um terço, que inclui toda a parte de embelezamento e adaptação. Do ponto de vista operacional, eu diria que nós já estamos com quase 85%”, afirmou.

A avaliação positiva foi feita após vistoria no canteiro de obras do terminal, acompanhado do ministro da Aviação, Moreira Franco, do governador Silval Barbosa (PMDB), secretários estaduais e engenheiros responsáveis pelo projeto, na segunda-feira (24).

"A reforma do terminal antigo, por exemplo, não será necessário para a Copa. No escopo da Copa do Mundo, nós estamos acima de 85%" “Não tenho dúvidas nenhuma de que o aeroporto estará pronto no final de abril. Passaram-se 30 dias de que estivemos aqui. Inclusive, já vimos os módulos operacionais que serão destinados tanto para o pessoal da Fifa [Federação Internacional de Futebol] quanto para as equipes que aqui chegarão”, disse.

Na ocasião, Vale destacou, ainda, que nem todas as intervenções previstas no aeroporto serão finalizadas até o Mundial, ficando parte das obras – não consideradas como integrante do escopo Copa do Mundo – para depois do evento.

“A reforma do terminal antigo, por exemplo, não será necessária para a Copa. No escopo da Copa do Mundo, nós estamos acima de 85%. O prazo final de entrega nós estamos trabalhando ainda com o final de abril para todo o escopo Copa. Se alguma coisa ficar para depois, vai ser interrompida durante o Mundial e terminará uns dois meses depois da Copa”, afirmou.

O presidente da Infraero disse que não acredita, ainda, que seja necessário acelerar ainda mais os trabalhos no terminal para que o prazo dado pelo Governo Federal seja cumprido.

“Basta continuar no ritmo que foi nesses últimos 30 dias, para que daqui a 60 dias tenhamos tudo pronto”, disse.

"Efetivamente, o aeroporto de Várzea Grande hoje está muito aquém das necessidades da população de Mato Grosso e de Cuiabá, especificamente" O pior do país

O presidente disse ainda concordar com a pesquisa que apontou Cuiabá como um dos piores aeroportos dos país, entre 15 terminais avaliados por serem escolhidos para atender os visitantes durante a Copa do Mundo, nos meses de junho e julho (leia mais AQUI).

“Eu acho que a pesquisa está correta. Efetivamente, o aeroporto de Várzea Grande hoje está muito aquém das necessidades da população de Mato Grosso e de Cuiabá, especificamente. É um aeroporto que está funcionando na parte toda antiga do terminal e, por isso, não é surpresa para mim uma pesquisa desse tipo. Estamos trabalhando para que, nos próximos 70 dias, essa visão da população mude totalmente com o aeroporto novo”, afirmou.

A obra

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon está em obras de reforma e ampliação desde dezembro de 2012. 

Sob responsabilidade do Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia, e orçada em mais de R$ 80,5 milhões, a obra está na Matriz de Responsabilidade assinada pelo Governo do Estado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa). 

Depois de tudo pronto, a expectativa é de que a área construída do terminal passe dos atuais 5.460 m² para 13.200 m². A capacidade anual do aeroporto também deverá aumentar de 2,5 milhões para 5,7 milhões, oferecendo melhor estrutura e segurança durante a Copa de 2014.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/390189/visualizar/