Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 26 de Fevereiro de 2014 às 14:56

    Imprimir


As forças especiais antidistúrbios Berkut, odiadas e temidas pelos manifestantes de Kiev, foram dissolvidas, anunciou o ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov.

Ao mesmo tempo, um deputado afirmou que a composição do novo governo de união nacional será revelada nesta quarta-feira (26).

"Os Berkut deixaram de existir", escreveu Arsen Avakov em sua página no Facebook.

"Assinei o decreto número 144, com data de 25 de fevereiro de 2014, sobre a dissolução das unidades especiais de polícia Berkut", completou o ministro.

As forças Berkut lideraram a repressão das manifestações da oposição em Kiev na semana passada e abriram fogo contra os ativistas.

Os oficiais da tropa tinham um uniforme diferente das forças policiais, com um emblema de águia branca (berkut significa águia real em ucraniano).

Os confrontos da semana passada entre manifestantes e policiais deixaram 82 mortos, incluindo dez integrantes das forças de segurança.

A repressão levou o Parlamento a destituir o presidente Viktor Yanukovich, decisão que ele não reconhece, após três meses de protestos.

No domingo passado, o Parlamento designou como presidente interino a Olexander Turchynov, que deve formar um governo de união nacional.

De acordo com o deputado Valery Patskan, o anúncio do governo acontecerá nesta quarta-feira às 19h (14h de Brasília) diante dos manifestantes na Praça da Independência de Kiev, epicentro dos protestos contra Yanukovich.

Patskan pertence ao partido Udar, movimento de Vitali Klitschko, ex-campeão mundial de boxe que virou um dos líderes da oposição e que anunciou sua candidatura às eleições presidenciais de 25 de maio.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/390234/visualizar/