Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 30 de Novembro de -0001 às 00:00

    Imprimir


O governo de Mato Grosso se comprometeu a disponibilizar cinco milhões de litros de óleo diesel aos municípios de Mato Grosso para ajudar na recuperação das estradas prejudicadas pelas chuvas. Além disso, a partir do período da seca, serão firmadas parcerias entre o governo, prefeituras e produtores rurais para manutenção, pavimentação e conservação de 22 mil quilômetros de estradas. 

O compromisso foi feito na manhã de ontem durante reunião solicitada por representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e dos sindicatos rurais de Sorriso, Nova Ubiratã e Barra do Bugres, no palácio Paiaguás. “Foi uma reunião positiva. Com o apoio do governo em disponibilizar óleo diesel e o apoio dos produtores, que estão identificando os locais mais críticos e emergenciais, acredito que vamos conseguir colher a safra. No período da seca vamos fazer um trabalho junto ao governo do Estado para manutenção, conservação e pavimentação das estradas”, avaliou o presidente da Famato, Rui Prado. 

Segundo o governador do Estado, Silval Barbosa, além do apoio com o óleo diesel, cada município conta com um conjunto de máquinas para auxiliar neste momento. “A defesa civil também está atenta para mapear os pontos emergenciais. Colocamos à disposição dos municípios a estrutura de todas as patrulhas mecanizadas para arrumar os trechos mais críticos”, informou Barbosa. 

O presidente do sindicato rural de Sorriso, Laércio Pedro Lenz, avaliou o resultado da reunião como positivo. “Em relação a Sorriso, o governador falou que está acatando todas as situações de emergência da região e se, em função das chuvas, o produtor perder muito e tiver de fazer renegociação de dívida, tendo a situação de emergência, é mais fácil fazer uma negociação”. 

Em Nova Ubiratã, o presidente do sindicato, Cláudio Bratz, informou que em apenas dois dias choveu 200 milímetros (mm) no município. “Também solicitamos situação de emergência junto com Sorriso, Ipiranga do Norte, Tapurah, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Em Nova Ubiratã registramos problemas em pontes e estradas. Tiveram caminhões parados durante dois dias em atoleiros. O município tem três mil quilômetros de estradas vicinais, estaduais e federais e a maioria está com problemas”, destacou, avaliando que o auxílio com o diesel e maquinário será importante neste momento emergencial.





Fonte: Do Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/390422/visualizar/