Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 13 de Março de 2014 às 18:39

    Imprimir


Começou na última segunda-feira (10) a campanha de vacinação  “Cada Menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção” contra o Papiloma Vírus Humano-HPV para meninas entre 11 e 13 anos.

As doses em Nova Olímpia são ofertadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Ouro Verde I e II, Boa Esperança, São João e Centro. A Secretaria Municipal de Saúde tem como meta imunizar pelo menos 600 meninas na faixa etária alvo.

De acordo com a enfermeira responsável pela Atenção Básica em Saúde da secretaria municipal, Poliana Sartori Masson, a vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

Conforme explica a enfermeira, estudos demonstram a efetividade da vacina, que deve ser aplicada em três doses. "É importante que os pais fiquem atentos à importância dessa vacina para que suas filhas fiquem protegidas”, orienta.

Poliana alerta para o calendário de vacinação. Segundo ela, após a primeira dose, as adolescentes vacinadas devem voltar a Unidade Básica de Saúde para a segunda dose depois de seis meses. Cinco anos após a primeira dose, elas devem retornar para a terceira dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura.

Ela também destaca que a partir deste ano, a vacina passa a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos.

A VACINA - A vacina contra HPV é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Em 2015, a vacina será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV.

A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/390979/visualizar/