Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sexta - 21 de Março de 2014 às 12:58

    Imprimir


Um estudo revela que os computadores reconhecem melhor expressões faciais de dor em comparação aos humanos. Publicada na revista Current Biology, a análise realizada pela Universidade da Califórnia San Diego (EUA) e pela Universidade de Toronto (CAN) mostrou que um sistema de computador conseguiu reconhecer semblantes falsos e verdadeiros 30% a mais que os humanos.

A pesquisa aponta que o sistema de computador detectou formas “distintas e dinâmicas” de expressão facial que as pessoas participantes dos testes não perceberão. Ainda segundo análise, mesmo com treino o índice entre os humanos de reconhecimento de expressão facial de dor ainda é pobre, chega apenas a 55% ante 85% do computador. A análise ainda aponta que a área do corpo que é mais fácil pegar uma “mentira” é a boca – entre os mentirosos ela abre com mais frequência, mas com menos variação.

Os pesquisadores esperam que a tecnologia possa ser aplicada em outros momentos como na segurança nacional, psicopatologia, entrevista de emprego, medicina, nos tribunais e na reação dos motoristas no trânsito; um projeto semelhante foi apresentado na última segunda-feira (17) por cientistas suíços, um detector de emoções para motoristas.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/391556/visualizar/