Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 23 de Março de 2014 às 18:13

    Imprimir


Os professores da rede municipal de ensino de Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá, devem decidir na próxima terça-feira (25) se retornam ao trabalho. Em greve desde o dia 17 de fevereiro por melhorias salariais, a categoria firmou um acordo com a Prefeitura na última sexta-feira, mas deve ainda decidir em assembleia geral se as melhorias previstas no termo são suficientes para provocar a retomada das aulas.

Os professores de Várzea Grande estão sem receber aumento salarial desde o ano de 2012 e acumulam perdas financeiras pelo menos desde o ano de 2010. Além disso, os profissionais não têm recebido qualquer acréscimo no valor dos salários em função de novas qualificações obtidas pelos trabalhadores.

Intermediada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, nesta sexta-feira uma reunião de mais de quatro horas com representantes dos docentes e da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande teve como resultado a assinatura de um acordo com potencial para dar um fim à paralisação.

O termo prevê que os professores recebam a partir de maio aumento salarial de 16,32%. Além disso, a Prefeitura terá prazo de 90 dias para realizar o cálculo das perdas financeiras reais sofridas pela categoria desde 2010 e para apresentar um plano de pagamento que compense esse prejuízo.

A Prefeitura também está obrigada a formular um plano de remuneração da categoria de acordo com a progressão da qualificação dos profissionais. Um estudo de impacto financeiro nas contas municipais deve embasar esse plano.

A assembleia geral dos professores da rede municipal de Várzea Grande está marcada para terça-feira. Caso os profissionais decidam encerrar a greve, as aulas na rede pública da cidade deverão ser retomadas a partir da próxima quinta-feira (27).






Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/391697/visualizar/