Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 09 de Outubro de 2012 às 23:34

    Imprimir


Representantes do setor avícola iniciaram nesta terça-feira (09.10) uma ampla discussão para criar um fundo de apoio que visa garantir o acesso a financiamentos para capital de giro da avicultura, aprovados pelo Conselho Monetário Nacional (CNM). Interlocutor do segmento no Senado Federal, Cidinho Santos (PR) articula a realização de uma audiência no Banco Central para discutir a taxa de juros oferecida ao setor e o acesso às alíquotas, para que os empresários do ramo não sejam ainda mais prejudicados. Hoje, a avicultura enfrenta a maior crise já vivenciada em função do aumento do preço dos insumos.

De acordo com o senador - que participou hoje de uma ampla reunião na União Brasileira de Avicultura (UBABEF), em São Paulo-, a preocupação dos empresários é que as medidas que vêm sendo anunciadas pelo Governo Federal para minimizar a crise, comecem a ser aplicadas.

“O Brasil é o 3º maior produtor de aves do mundo. A sua importância reflete-se em toda a economia brasileira visto que, são gerados mais de 400 mil empregos diretos e outros 4 milhões de empregos indiretos por meio da atividade avícola. Ou seja, a necessidade de ‘socorrer’ o setor é grande, pois a crise gerada com o aumento dos preços dos insumos pode ser a maior já vista nos últimos tempos”, alertou o senador.

Cidinho Santos também dará sequência às negociações no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) pedindo a renovação do ‘Reintegra’ (Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras), com a extensão dos benefícios na avicultura.

Atualmente o Reintegra beneficia com a desoneração de impostos não ressarcíveis, somente a carne de frango processada, que corresponde a apenas 4% das exportações brasileiras do produto. O programa é uma medida criada pelo governo federal para estimular a economia brasileira de exportação.

No fim do último mês, o senador já havia cobrado em audiência com o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, a inclusão do segmento avícola no Reintegra. Na próxima segunda-feira (15.10), o ministro Fernando Pimentel comprometeu-se junto ao presidente da UBABEF, Francisco Turra, a formar um grupo de trabalho para tratar de questões emergenciais para o setor.

“O ministro garantiu que vai se empenhar pela ampliação Reintegra para o setor e vamos marcar uma nova audiência para cobrar bem de perto o andamento dessa situação. Os números são claros e precisamos intervir, pois, só em 2011 a avicultura contribuiu com R$ 27 bilhões no PIB brasileiro, com uma produção de 13.058 toneladas de carne. É muito significativo”, afirmou Cidinho Santos.

Conforme dados da UBABEF, Mato Grosso é responsável por 3,94% da produção de frango produzida no Brasil.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/39185/visualizar/