Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 28 de Março de 2014 às 10:23

    Imprimir


Renê Dióz/G1
Prefeito Mauro Mendes (PSB) ainda deve nomear titular da nova secretaria.
Prefeito Mauro Mendes (PSB) ainda deve nomear titular da nova secretaria.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), passou na manhã desta sexta-feira (28) por uma cirurgia de transplante de rim no Hospital Israelita Albert Eistein, em São Paulo. Mauro se licenciou da prefeitura esta semana para passar pela cirurgia. Ele doou um dos rins para a esposa dele, a primeira-dama Virgínia Mendes. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura da capital, as cirurgias terminaram por volta de 8h e foram bem-sucedidas.

Após o procedimento cirúrgico, Mauro Mendes foi encaminhado para um dos quartos do hospital e permanece em observação. Já a primeira-dama está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e deve permanecer em observação por um ou dois dias. De acordo com os médicos, o rim implantado nela "reagiu prontamente".

Licença

O prefeito de Cuiabá se licenciou do cargo na quarta-feira (26), por um período de 10 dias, para se submeter à cirurgia de transplante de rim. Ele explicou em entrevista à imprensa que a primeira-dama Virgínia Mendes passou por um tratamento médico recentemente, teve que retirar os rins e está desde então à espera de um transplante. No lugar dele assumiu o procurador-geral do município, Rogério Gallo.

A primeira-dama sofre de doença renal policística, o que causou várias internações ao longo dos últimos anos em função de inflamações decorrentes da enfermidade. A cirurgia para retirar os rins foi programada, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, como uma forma de conter a doença.

O prefeito explicou que a primeira intercorrência grave na esposa foi justamente durante a campanha eleitoral de 2012, quando ela sofreu uma infecção nos rins. Após esta crise, em 2013 ocorreram pelo menos outros quatro episódios similares.

Quando os médicos apontaram a necessidade de retirada dos rins de Virgínia para um posterior transplante, Mauro conta que fez questão de se colocar como o primeiro da fila de testes para doadores - muito embora soubesse da remota possibilidade de que viesse a ser compatível com a própria esposa, como apontam as estatísticas. Entretanto, os testes acabaram apontando a compatibilidade de Mauro na última sexta-feira.

Sem vice

Mauro Mendes venceu a eleição de 2012 em uma chapa com o deputado estadual João Malheiros (PR) como vice-prefeito. No entanto, Malheiros renunciou ao cargo ainda em dezembro daquele ano, antes mesmo de assumir a função, para permanecer no cargo de deputado estadual.

Além do Poder Executivo, nos próximos dias também o Poder Legislativo municipal será exercido por um interino – no caso, o vereador Onofre Júnior (PSB). Isso porque na terça-feira o presidente da Câmara Municipal, Júlio Pinheiro (PTB), também anunciou licença de 10 dias para tratamento de saúde fora da cidade. Ele sofre de diabetes e hipertensão.

Com a ausência do vice-prefeito e do presidente do Legislativo, a Prefeitura de Cuiabá ficará sob o comando do procurador-geral do município, Rogério Gallo. O procurador assumiu a função simbolicamente na tarde desta quarta-feira (26) e recebeu o cargo oficialmente da Câmara Municipal no dia seguinte.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/392079/visualizar/