Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sábado - 19 de Abril de 2014 às 23:43
Por: Marcella Franco

    Imprimir


Divulgação
Menores de 18 anos não deveriam jogar GTA e outros games violentos, afirma psiquiatra
Menores de 18 anos não deveriam jogar GTA e outros games violentos, afirma psiquiatra

Perseguições de carro, tiros, mulheres lindas e caça a zumbis. Tanta variedade pode fazer a realidade virtual dos jogos de videogame online parecer realmente tentadora aos olhos dos jovens. Mas e quando o que era para ser diversão vira vício, e começa a prejudicar a vida social e até mesmo a saúde desses jogadores?

“Os efeitos cerebrais dos jogos, fisiologicamente falando, são semelhantes aos de uma droga ou de uma dose de bebida”, explica o doutor Hermano Tavares, médico psiquiatra e coordenador de um ambulatório especializado em patologias desse tipo no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e que oferece 20 vagas por ano para tratamento do transtorno.

Tavares acrescenta que o vício em jogos online atinge principalmente adolescentes e adultos jovens, com idades entre 20 e 30 anos. Além disso, trata-se de um público em sua grande maioria masculino.

— Ainda temos uma predominância de homens, que se interessam mais por jogos violentos. As mulheres, quando viciadas, gostam mais de jogos de fantasia. Acredito, aliás, que daqui a pouco tempo essa divisão de públicos tenda a se equilibrar, e assim teremos o mesmo número de mulheres e homens viciados.

Para o psiquiatra, um dos principais fatores que impulsionaram o número de pessoas dependentes desse tipo de diversão é o fato de que os jogos se tornaram, nos últimos anos, mais acessíveis e mais baratos.

— Nos anos 80, custava muito caro ter um videogame. O realismo dos jogos também aumentou, eles ficaram mais envolventes, divertidos e perigosos. É uma droga muito potente. Fora isso, a internet teve um papel importante nesse movimento ao propiciar a formação de comunidades geográficas virtuais. Hoje é possível jogar em parceria com alguém do outro lado do mundo, morador do Japão.

Como identificar o vício

Para ajudar a identificar se você ou algum parente sofre do vício em jogos online, Tavares dá dicas de pontos a serem observados (ver lista). Como, por exemplo, reparar se a pessoa em questão joga mais tempo do que se propõe.

Outro sinal de alerta é o grau de satisfação que essa atividade proporciona — se antes duas horas eram suficientes, hoje em dia nem jogar por dez horas seguidas consegue proporcionar o mesmo grau de prazer.

Divulgação

— A pessoa viciada que fica alguns dias sem jogar já fica inquieta, irritada, e com pouca tolerância à abstinência.

Tavares explica, no entanto, que há formas de se prevenir o vício, e que elas passam basicamente pelo controle dos pais na adolescência.

— Pais e mães não deveriam, sob qualquer hipótese, deixar que seus filhos menores de 18 anos jogassem jogos violentos, especialmente os de violência gratuita, como GTA e similares.

Segundo ele, esses jogos em especial causam uma descarga aguda de dopamina no cérebro que tem o mesmo efeito de uma carreira de cocaína.

— Você deixaria seu filho beber antes dos 18 anos? Pois então também não deveria deixá-lo exposto a esse tipo de divertimento.





Fonte: Do R7

Comentários (1) Faça um comentário

  • Jordan Felipe
    MG
    Não concordo com esse tipo de comparação ! Jogos são violentos sim, porém não chega a esse grau comparado por vocês, cada pessoa tem um pensamento, alguns pensam em fazer igual ao jogo, achando que estão fazendo certo, mas isso não é culpa do jogo, menores de 18 anos jogam porque quer . Na Capa Mesmo Diz '' Mature +17 '', vai de cada um !

    Segunda - 21 de Abril de 2014 às 20:58h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/393700/visualizar/