Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 20 de Abril de 2014 às 11:55
Por: Welington Sabino

    Imprimir


Já começou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) os pedidos de licenças para tratar de “assuntos particulares” feitos por parlamentares que assim colocam em prática o rodízio contemplando os suplentes. No Diário Oficial do Estado já foi publicado o ato de licença de 4 meses concedida pela AL ao deputado Ondanir Bortolini, o Nininho (PR). Ele foi o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel e por ter se licenciado neste momento não irá acompanhar a votação do relatório final da CPI que deverá entrar na pauta da próxima terça-feira (22).

Apesar de ter solicitado a licença, o deputado esperava que o ato não fosse publicado nessa semana. Ele pretendia ter um prazo de pelo menos mais uma semana para participar da votação do relatório da CPI. Mas como a licença foi concedida a partir de 16 de abril e o ato foi publicado no Diário Oficial do dia 17, ela já está fora da Assembleia e não participará da próxima sessão. Mesmo assim, Nininho reconhece que sua ausência não prejudicará em nadaa votação, pois a Comissão já finalizou os trabalhos e o relatório já foi inclusive, lido em plenário pelo relator Guilherme Maluf (PSDB).

Conforme a publicação, a licença de 121 dias, concedida a pedido de Nininho, foi autorizada pela Mesa Diretora para ele “tratar de assuntos de interesse particular”. Esse tipo de licença não é remunerado, pois a única situação onde o parlamentar se licencia e continua recebendo é para tratamento de saúde, o que não é o caso de republicano. Agora, o deputado que vai disputar a reeleição pretende cumprir agenda visitando municípios do interior para massificar seu nome junto às bases municipais e assim tentar garantir mais um mandato em outubro.

Quem assume a vaga é o suplente Neldo Egon Weirich, também do Partido da República, representante da região do Araguaia. Ele foi eleito como terceiro suplente da sigla em 2010 com 12.219 votos, uma vez que Ninhinho ficou com a primeira suplência escolhido 22.747 eleitores e Emanuel Pinheiro foi o segundo suplente com 20.388 votos. Neldo assume a cadeira de deputado com frequência uma vez que o PR é a maior bancada na Casa dispondo de 8 cadeiras no Legislativo Estadual. Dessa forma, sempre que um titular se licencia ele assume o lugar. Em 10 de outubro de 2013 ele assumiu o lugar de Emanuel Pinheiro se licenciou por 4 meses.

Mas Pinheiro retornou antes e dessa forma Neldo passou a ocupar a vaga de Baiano filho e até o começo de março estava legislando. Agora retorna na cadeira de Nininho.





Fonte: Da Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/393712/visualizar/