Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 21 de Abril de 2014 às 11:55

    Imprimir


Cinquenta e cinco motoristas foram autuados por cometer infrações no trânsito, na operação Lei Seca”, realizada na MT 251, km 16, na estrada que liga Cuiabá ao município de Chapada dos Guimarães, no início da noite de domingo (13.04). Do total, 22 motoristas estavam sob efeito de álcool e sete foram presos em flagrante por ultrapassar o limite de 0,34mg/l. Eles foram encaminhados ao Plantão Metropolitano e responderão por crime de embriaguez ao volante.

Na quinta edição da operação, 319 motoristas foram submetidos a testes etilômetro (bafômetro), que permite determinar a concentração de bebida alcoólica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. Os testes foram realizados por equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que fez 169 testes de alcoolemia, Polícia Rodoviária Federal, com 82 testes, e Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), com 68. Também foram recolhidas 21 carteiras de habilitação (CNH), 11 Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e 5 veículos removidos, sendo 4 carros e 1 motocicleta, ao pátio da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTU).

O coronel Átila Wanderley da Silva, secretário executivo do GGI, informou que foram averiguadas todas as situações dos condutores e dos veículos e encontradas contravenções como licenciamento de veículo atrasado e dirigir sem a CNH. “Percebemos que há um comprometimento cada vez maior por parte das instituições envolvidas e temos observado que há muito a caminhar ainda para que se alcance uma mudança de cultura do condutor, pois muitos ainda dirigem sob efeito de álcool colocando em risco a vida de outras pessoas, cometendo crimes”, avaliou o coronel.

O delegado Christian Alessandro Cabral também acredita que é necessário uma mudança de postura do condutor. “Estamos próximo de completar três meses da operação e o que percebemos é que as pessoas estão mais temerosas de beberem quando estão dirigindo, por medo de caírem na blitz. No entanto, o número de pessoas que bebem e dirigem ainda é muito grande”, frisa. Ele também observou que tem reduzido o número de acidentes com vítimas nos finais de semana.

A operação “Lei Seca” é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Delitos de Trânsito, da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Ministério Público Estadual e Associação dos Deficientes.

A operação Lei Seca tem caráter permanente. Foi lançada em fevereiro deste ano, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MT), em parceria com outros órgãos municipal, federal e estadual. Barreiras são montadas em pontos estratégicos da cidade para evitar a prática do crime e conscientizar os motoristas sobre o risco da mistura, álcool e direção.

DADOS

De janeiro a março deste ano, a Sesp, por meio dos órgãos de fiscalização de trânsito, como o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, registraram:

1.034 infrações de trânsito em Cuiabá

334 na cidade de Várzea Grande

Os delitos maiores são os acidentes com danos materiais, sendo 590 em Cuiabá e 171 em Várzea Grande. O número de vítimas lesionadas também é considerado alto. Foram 388 lesões corporais culposa na direção de veículo na Capital e 128 em Várzea Grande. No período foram registrados 9 vítimas fatais (homicídio culposo) em Cuiabá e 20 em Várzea Grande.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/393754/visualizar/