Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 30 de Abril de 2014 às 14:59

    Imprimir


Mais de 59 mil meninas entre 11 a 13 anos de idade já receberam a vacina contra HPV em Mato Grosso, desde o início da campanha, no mês de março. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o número representa 74% da meta prevista para o estado, que pretende imunizar 85,1 mil adolescentes. O vírus é transmitido pelo contato com a pele ou por meio de relações sexuais, sendo um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero.

De acordo com a secretaria, a vacinação está ocorrendo em todos os postos de saúde do estado. A vacina deverá ficar disponível durante todo o ano, como parte da rotina de imunização, que consiste em três doses. A segunda delas deve ser tomada seis meses após a primeira e, a terceira, cinco anos depois da dose inicial.

A vacina quadrivalente deve proteger contra quatro subtipos do vírus - 6, 11, 16 e 18. Os dois últimos são os responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero no planeta.

O vírus

O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, podendo ser transmitido também da mãe para o bebê no momento do parto. O Ministério da Saúde orienta que mulheres entre 25 e 64 anos façam o exame preventivo anualmente.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/394235/visualizar/