Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 02 de Maio de 2014 às 06:58

    Imprimir


Cuiabá é a capital brasileira com o maior número de obesos e de pessoas que estão acima do peso ideal. E, no ano de 2013, foi registrado aumento na quantidade de pessoas que têm obesidade ou que apresentam sobrepeso. Esses dados colocam a cidade na contramão do registrado no restante do país, que registrou, pela primeira vez em oito anos, estabilidade nesses percentuais. As informações são do Ministério da Saúde.

De acordo com a pesquisa, chamada Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), 55% dos adultos que vivem em Cuiabá estão com excesso de peso, aumento de 3,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. E 22% estão obesos, crescimento de 2,8 pontos percentuais quando comparados com os números de 2012.

Em contrapartida, a Vigitel afirma que os que praticam o nível recomendado de atividade física no tempo livre em Cuiabá representam apenas 37% da população. O Ministério da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada. Ou, no mínimo 75 minutos semanais de exercícios com maior intensidade.

A pesquisa revela ainda baixo percentual de pessoas que consomem a quantidade recomendada de frutas e hortaliças - que é de cinco ou mais porções por dia, cinco dias ou mais por semana: apenas 22% dos entrevistados.

O levantamento foi feito no ano passado, por meio de entrevistas feitas por telefone. Foram ouvidas 53 mil pessoas em todo o país.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/394330/visualizar/