Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 15 de Maio de 2014 às 20:54

    Imprimir


Atendendo ao pedido da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade móvel do Hemocentro de Mato Grosso está em Nova Olímpia realizando coleta de sangue. A equipe que é composta por enfermeira e técnicos de enfermagem está recebendo os doadores no salão paroquial da Igreja Católica no bairro Centro.

A Unidade encontra-se no município desde ontem (14) e permanece até esta sexta-feira (16). O horário de coleta é das 08h00 às 11h00 e das 13h30 às 14h00. De acordo com a enfermeira responsável pela equipe, Patrícia Aquino, a coleta visa estabilizar o estoque do banco de sangue da região, bem como do Estado que abastece maternidades e hospitais do Estado. "A atitude daqueles que doam, é a esperança de muitas pessoas que precisam de sangue para continuar vivendo", disse a enfermeira convidando a comunidade a comparecer na Unidade e fazer a doação.

Além de ajudar a salvar vidas, o doador, de qualquer tipo sanguíneo faz gratuitamente exames de doenças infecto-contagiosas como HIV, Hepatites B e C, Chagas, Tipagem Sanguínea e fator RH.

Ela também comentou que a vinda da unidade a Nova Olímpia foi possibilitada graças a importante parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde com o HEMOCENTRO/MT.

QUEM PODE DOAR SANGUE - Pessoas saudáveis com idade entre 18 a 65 anos e peso superior a 50 kg; menores poderão doar com autorização escrita dos responsáveis; o candidato a doador deverá portar documento de identidade. Não há necessidade do jejum.

Antes de realizar a doação de sangue: evite alimentos gordurosos; no caso de alimentação abundante, aguarde quatro horas para realizar a doação de sangue; evite fumar uma hora antes e uma hora depois da doação;

Depois de realizar a doação de sangue: tome líquido em abundância; evite esforços físicos e atividades perigosas como trabalhar em máquinas de prensa, subir em locais altos, dirigir veículos em rodovias, etc.

Não pode realizar a doação de sangue: quem tem ou já teve as seguintes doenças: Hepatite, Hanseníase, Doenças de Chagas, Diabetes e Aids. Quem fez ou faz uso de drogas ou costuma ter relações sexuais com pessoas desconhecidas não podem doar sangue.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/395096/visualizar/