Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Maio de 2014 às 14:53

    Imprimir


A Procuradoria Geral da República (PGR) aponta que um diálogo interceptado entre o ex-secretário de estado Éder Moraes e o promotor de Justiça Marcos Regenold 'dá claros sinais' de que o membro do Ministério Público de Mato Grosso (MPE-MT) estaria atuando em favor de Moraes junto ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Departamento de Polícia Federal. A informação consta da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Tóffoli que determinou a prisão do ex-secretário e busca e apreensão no gabinete do promotor, na última terça-feira (20), como parte da Operação Ararath, da PF.

Para justificar a decisão de busca e apreensão no gabinete do promotor, Tóffoli afirma que é importante investigar a 'natureza, a extensão e o propósito' da relação entre Regenold e Moraes. Por meio de nota, o MPE-MT afirmou que todas as atividades executadas pelo promotor - que atua no Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - foram repassadas, via ofício, à Procuradoria-Geral da República.

"[Éder Moraes] procurou valer-se de relações espúrias com o membro do MPE de MT para simular a condição de colaborador, protegendo-se de investidas investigatórias de outras vertentes e também para obter informação privilegiada sobre o andamento da investigação federal", diz a PGR na determinação do ministro do STF. A Procuradoria Geral da República diz que o promotor estaria até mesmo com orientações sobre o depoimento que Éder deveria prestar ao Ministério Público.

O promotor, segundo as investigações, intermediou entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014 os encontros de Moraes com a Polícia Federal, alegando que o ex-secretário teria documentos que comprovariam desvio de recursos no governo do estado - com a ligação de pessoas investigadas na Ararath - e na Assembleia Legislativa.

Entretanto, após o ex-secretário entregar a documentação à PF, a polícia concluiu que o material era velho, superficial, desconexo e sem ligação com a Ararath. E constatou que Moraes queria redirecionar as investigações com o intuito de prejudicar os possíveis adversários políticos dele, numa tentativa de pautar a investigação da Polícia Federal.

Busca e apreensão

Em uma das fases da Ararath, a casa de Éder Moraes foi alvo de busca e apreensão da PF. O ex-secretário estadual, segundo a PGR, quis saber do promotor de Justiça o porquê dos mandados terem sido expedidos. "Primeiro, [Éder] parece cobrar do membro do MP explicação do motivo da busca e apreensão na casa dele, feita por ordem da Justiça Federal em MT, e parece tentar coordenar-se sobre a presença de prova documental no local", sustenta a PGR.

'Pecha de delator'

Apesar de ter procurado a PF dizendo querer colaborar com as investigações da Ararath, Moraes disse que não queria que essa 'ajuda' fosse formalizada, porque seria candidato a deputado estadual nas próximas eleições e que não ficaria bem para ele a 'pecha de delator'. E mesmo dianted da insistência da Polícia Federal para que a colaboração fosse formalizada, inclusive com a preservação da identidade dele, Eder manteve a recusa.

Procurador do MPE-MT

O nome do procurador geral do Ministério Público de Mato Grosso (MPE-MT) Paulo Prado também foi citado nas investigações. Paulo Prado procurou o superintendente Regional da PF em Mato Grosso para dizer que um dos envolvidos na operação estava interessado em ajudar nas investigações e passou o contato de Regenold, promotor do Gaeco.

Por meio de nota, Paulo Prado disse que a movimentação a respeito do caso tinham como objetivo colaborar com as investigações para buscar a verdade.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/395527/visualizar/