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Economia
Sexta - 23 de Maio de 2014 às 13:49

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Darlan Alvarenga/G1
Representantes da Galvão Engenharia comemoram o resultado do leilão
Representantes da Galvão Engenharia comemoram o resultado do leilão

A Galvão Engenharia arrematou nesta sexta-feira (23) a concessão do trecho da BR-153, entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins (TO). O grupo venceu o leilão com uma proposta de preço de pedágio 45,99% menor que o teto fixado pelo governo.

O deságio (desconto) ficou acima do desconto dos últimos leilões. O menor até então foi o da BR-050, de 42,38%.

Este é o primeiro leilão de rodovia federal realizado no ano e o sexto do Programa de Investimento em Logística (PIL), anunciado pela presidente Dilma Rousseff em agosto de 2012 para destravar gargalos de infraestrutura no país.

Três grupos participaram da disputa realizada nesta sexta na sede da Bovespa, em São Paulo. A Galvão Engenharia ofereceu uma proposta de tarifa básica de R$ 0,04979, o que representou um deságio de 45,99% em relação ao teto de R$ 9,22 para cada 100 quilômetros.

O trecho que será entregue à iniciativa privada tem 624,8 quilômetros e atravessa 23 cidades. A rota faz parte da Belém-Brasília, principal ligação entre o Sul e Norte do país.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a previsão é que o concessionário invista na rodovia cerca de R$ 4,31 bilhões durante o prazo de concessão, que será de 30 anos.

Estão previstas 9 praças de pedágio. Pelas regras do edital, entretanto, os pedágios só poderão ser cobrados após a concessionária concluir pelo menos 10% das duplicações. Além disso, a concessionária terá prazo de 5 anos para duplicar todo o trecho.

O projeto original da BR-153 previa a concessão de um trecho maior, entre Anápolis e Palmas. Para permitir a redução no valor do pedágio e atender ao interesse dos investidores, porém, o governo decidiu reduzi-lo. O pedaço da rodovia que foi retirado do programa deverá ser duplicado pelo próprio Ministério dos Transportes.

5 leilões realizados

Entre setembro e dezembro do ano passado, o governo promoveu o leilão de cinco trechos de rodovias dentro do PIL: o da BR-050, entre Goiás e Minas Gerais; da BR-163, em Mato Grosso; de um lote com trechos das BRs-060/153/262, entre Brasília e Betim (MG); da BR-163, em Mato Grosso do Sul; e da BR-040, entre Brasília e Minas Gerais.

Na época de seu lançamento, o programa previa R$ 133 bilhões em investimentos na duplicação de nove trechos de rodovias, além da construção de novas ferrovias no país. A parte ferroviária, porém, até hoje não saiu do papel.

Com a BR-153, seis dos nove trechos de estradas previstos no PIL já foram leiloados. Os três que restaram não devem ir a leilão, por falta de interesse dos investidores. São eles: os trechos da BR-101 (BA), da BR-262 (ES-MG) e da BR-116 (MG).

Propostas feitas nesta sexta

Galvão Engenharia - R$ 0,04979 (deságio de 45,99%)

Consórcio Norte-Sul, formado por Ecorodovias, Queiroz Galvão e Coimex - R$ 0,07238 (deságio de 21,49%)

TPI (Triunfo Participações e Investimentos S.A.) - R$ 0,09128 (deságio de 0,99%)





Fonte: Do G1

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