Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Copa 2014
Segunda - 02 de Junho de 2014 às 21:42

    Imprimir


O cacique Raoni vai iniciar uma viagem pela Europa durante a Copa do Mundo, que coincide com o início de sua campanha planetária lançada há 25 anos ao lado do cantor britânico Sting.

"Espero que neste período de Copa do Mundo, as atenções das pessoas também estejam voltadas para os índios e a Amazônia, e que nos ajudem", disse à AFP, em Brasília, Raoni Metuktire, de 84 anos, chefe da etnia Kayapó.

Organizado pela ONG francesa Planète Amazone, seu giro vai começar oficialmente na terça-feira em Paris, e continuará em Bruxelas, Londres, Mônaco e Oslo, onde será recebido por autoridades e grupos de jovens.

"A ideia é que os líderes europeus e brasileiros se comprometam durante o Mundial. Ir para a Europa é importante porque Raoni sempre foi ouvido lá e existem empresas europeias na Amazônia", declarou Gert-Peter Bruch, presidente da Planète Amazone em um comunicado.

Na semana passada, Raoni foi a Brasília, onde participou de três dias de protestos, com 500 chefes indígenas de cerca de cem etnias para exigir do governo políticas públicas voltadas para os povos indígenas.

Eles acusam a presidente Dilma Rousseff de impedir a demarcação de suas terras em benefício dos grandes agricultores.

As primeiras manifestações foram dispersadas com gás lacrimogêneo pela polícia montada. Um dos policiais levou uma flechada na coxa.

"Muitos jovens estão preocupados com a invasão do homem branco, com o desmatamento, com a poluição dos rios. O homem branco cria galinhas e outros animais, mas nós, os índios, precisamos da floresta para caçar e do rios para pescar", disse Raoni.

publicidade

Raoni, que viu um homem branco pela primeira vez aos 20 anos de idade, tornou-se internacionalmente conhecido em 1989 durante uma turnê ao lado de Sting, como parte de uma campanha para a criação do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.

"Essa primeira viagem com Sting foi muito boa. Muitas pessoas nos ajudaram a conseguir a demarcação de nossas terras", acrescentou.

Os indígenas do Brasil formam hoje menos de um milhão dos 200 milhões de habitantes do país. Suas terras ocupam 12% do território nacional e estão localizadas principalmente na Amazônia.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/396349/visualizar/