Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 14 de Junho de 2014 às 07:41

    Imprimir


Um sapo comum na América do Sul tem uma língua tão pegajosa que consegue gerar uma força correspondente a três vezes seu peso corporal, anunciaram cientistas nesta quinta-feira (12).

O anfíbio com esta potência lingual é o sapo-de-chifres ('Ceratophrys ornata'), famoso por apanhar presas de grande tamanho, como cobras, lagartos, caranguejos e roedores.

Curiosos para compreender esta habilidade do anfíbio, Thomas Kleinteich e Stanislav Gorb, especialista em biomecânica da Universidade Christian Albrecht, em Kiel, norte da Alemanha, dispôs guloseimas suculentas atrás de um painel de vidro sensível a pressão.

De olho na refeição, o sapo grudou a língua no vidro, habilitando a equipe a medir a força de tração da língua do animal.

A grande surpresa, segundo os cientistas, foi que a viscosidade não se origina em grande parte do muco que recobre a língua do anfíbio.

Ao contrário, é a textura da superfície da língua e as qualidades de seus tecidos subjacentes que mais provavelmente dão potência à sua força aderente.

"Dados experimentais mostram que as línguas dos sapos podem ser mais bem comparadas com adesivos sensíveis à pressão, que têm uso mais comum em fitas ou selos adesivos", destacou o estudo publicado no periódico Scientific Reports.

Um vídeo em câmera lenta do experimento pode ser visto no Youtube, ou clicando aqui.





Fonte: Da France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/397084/visualizar/