Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 18 de Junho de 2014 às 13:38

    Imprimir


Representantes do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef) se reuniram na terça-feira (17) com o secretário estadual de Meio Ambiente, José Lacerda (PMDB), para tentar solucionar a interrupção do sistema de controle florestal da Sema. De acordo com as entidades, problemas no Sisflora têm acarretado na perda de 50% da produção na cadeia da base madeireira.

De acordo com Lacerda, as quedas no sistema têm acontecido nos últimos 15 dias por conta de adequações que estão sendo feitas no serviço conhecido como Sema Virtual, implantado em 2013 para dar mais celeridade aos trâmites documentais da pasta. Admite que ainda existem falhas a serem resolvidas para que possa operar com 100% da capacidade e isso acontecerá no prazo de 10 dias.

O presidente do Cipem, Geraldo Bento, disse que acredita na solução do problema, já que sem isso a segurança do segmento no órgão ambiental vai por água abaixo. “Não podemos viver de promessas uma vez que, sem podermos utilizar o Sisflora, além da perca em produção o Estado perde em competitividade diante desse cenário já que não pode atender ao mercado e outros estados o fazem”, afirma.

Já o vice-presidente da Amef, Benedito Carlos Almeida, destaca que a falha no sistema é danosa não apenas à entidade como também ao setor como um todo. Isso porque sem o Sisflora não se processa manejo nem é possível obter as guias florestais, fazendo com que, sem essa documentação, os caminhões parem de trabalhar.

“A Sema é a segunda secretaria que mais arrecada dentro do Governo só perdendo para a Sefaz. Então, imagine se não tivermos uma resposta concreta quanto à solução do problema o que acontecerá. Precisamos de respostas mais incisivas e a reunião com Lacerda foi apenas o primeiro passo”, avaliou Almeida. (Com assessoria)





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/397396/visualizar/