Repórter News - reporternews.com.br
Comportamento
Domingo - 22 de Junho de 2014 às 06:57

    Imprimir


Darwin Junior / Olhar Copa

Há 79 anos, no dia 10 de junho de 1935, na cidade Akron, nos Estados Unidos, uma conversa entre dois alcoólatras, Bill Wilson e Bob Smith, deu o primeiro passo para a formação da irmandade de Alcoólicos Anonimos, que hoje está presente em mais de 150 países e reúne mais de dois milhões de homens e mulheres com um único propósito, manterem-se sóbrios e ajudar outros alcoólicos a encontrar a sobriedade. Uma proposta simples e renovada a cada 24 horas: evitar o primeiro gole.

Em setembro do ano passado Alcoólicos Anonimos completou 40 anos de atuação no Estado de Mato Grosso. Hoje a irmandade conta com cerca de 2 mil membros, participando de 50 grupos de A.A. em 30 municípios de todas as regiões e com expectativa de crescimento. Segundo José F, diretor Administrativo do Escritório de Serviços Locais (ESL) da Area 5 ( Mato Grosso ), há pedidos para a formação de novos grupos em vários municípios,principalmente nas regiões Médio Norte e Araguaia.

Embora seja uma data significativa nenhuma atividade pública está prevista para comemorá-la. Isso para preservar um dos pilares da irmandade: o anonimato de seus membros. Entretanto nesta terça-feira, alguns grupos de Mato Grosso farão reuniões alusivas para lembrar a data.

Para o próximo mês de novembro, tres grandes eventos estão programados, dois deles abertos ao público e um no âmbito interno. No dia 14, em local ainda a ser definido, será realizado o 13º Seminário para Profissionais. O seminário tem como objetivo dar uma visão sobre a irmandade de Alcoólicos Anônimos e de seu programa de recuperação, mostrando a todos aqueles que por suas funções profissionais ou sociais, lidam direta ou indiretamente com o problema do alcoolismo.

Nos dias 15 e 16, em Poconé, será realizada uma Reunião de Informação ao Público e o XXIX Encontro Estadual da Area 5. O tema do encontro deste ano é ‘Refletindo a nova estrutura de A.A. no Brasil’.

Doença

Para a maioria da população o alcoolismo é um vício, fraqueza, ou desvio de conduta por parte de quem abusa no consumo do álcool. Mas não é isso. Desde 1.967, o alcoolismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde uma doença incurável progressiva e fatal. É de características física, mental e espiritual. Não existe hoje nenhum tipo de medicamento para curá-la, embora milhares de clínicas e instituições religiosas e filantrópicas trabalhem na tentativa de conter a compulsão pela bebida.

Como funciona

Alcoólicos Anonimos não impõe qualquer restrição a quem queira dela participar. O único requisito para se tornar membro de A.A. é o desejo de parar de beber. O ingressante não precisa dar seu nome completo, seu endereço, referências, ou apresentar qualquer documento. Para ser membro de A.A. não são cobradas taxas, ou mensalidades. A irmandade não aceita contribuições de fora e é autossuficiente graças às contribuições de seus membros.

Alcoólicos Anônimos também não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, a nenhuma organização, ou instituição. Como irmandade, A.A não entra em qualquer controvérsia pública; não apóia nem combate qualquer causa, mesmo que o tema seja ligado ao alcoolismo, por exemplo.

Serviço

A base da irmandade está calcada em 36 princípios divididos em três legados: Recuperação (Passos), Unidade (Tradições) e Serviço (Conceitos).Quem quiser obter informações sobre Alcoólicos Anônimos em Mato Grosso pode entrar em contato pelo telefones (65) 3321 1020, (65) 9951 2190, (65) 9281 8380 ou acessar os sites www.aamt.org.br ( Mato Grosso) ou www.alcoolicosanonimos.org.br ( Nacional ). (Colaborou Ademar Andreola)





Fonte: Olhar Conceito

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/397552/visualizar/