Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 03 de Julho de 2014 às 14:38

    Imprimir


Com o sucesso em campo e fora dele durante a Copa do Mundo, todos os principais candidatos à Presidência da República tiveram aumento nas intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3). A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, aumentou o percentual da preferência do eleitorado, manteve a liderança na disputa e teria 38% dos votos se as eleições fossem hoje — em junho, ela tinha 34%.

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, aparece na segunda colocação da corrida ao Palácio do Planalto. As intenções de voto no tucano aumentaram de 19%, em junho, para 20%, em julho. Eduardo Campos, candidato do PSB à Presidência, ampliou de 7% para 9% a preferência do eleitorado, de acordo com o Datafolha. Na quarta colocação, Everaldo Pereira (PSC) manteve o percentual de 4% da pesquisa anterior.

As chances de segundo turno aumentaram, segundo o Datafolha, já que todos os adversários de Dilma somam 38% das intenções de voto — mesmo percentual dos eleitores que preferem a presidente para mais quatro anos. Em junho, essa relação era de 34% de votos para Dilma contra 32% da somatória das intenções de voto de todos os outros candidatos.

O Datafolha entrevistou 2.857 pessoas em 177 cidades brasileiras na última terça-feira (1º) e quarta-feira (2). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00194/2014.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Dilma venceria seus dois principais rivais nas urnas, de acordo com o Datafolha. Em um primeiro cenário, contra Aécio Neves (PSDB), Dilma teria 46% das intenções de voto, contra 39% do tucano.

Em uma eventual disputa contra Eduardo Campos (PSB), a petista derrotaria o socialista com 48% dos votos contra 35% de Campos.

Grau de conhecimento

Os adversários de Dilma são bem mais desconhecidos que a petista. Segundo o levantamento, 99% dos entrevistados conhecem, de alguma maneira, a petista. Metade dos entrevistados disse que conhece "muito bem" a presidente.

No caso de Aécio, 81% conhecem de alguma maneira o candidato tucano. No entanto, 16% o conhecem "muito bem". Eduardo Campos é ainda mais desconhecido do eleitorado: 64% conhecem o socialista de alguma maneira e apenas 7% o conhecem "muito bem".

Rejeição

O estudo do Datafolha também quis saber dos eleitores em qual candidato eles "não votariam de jeito nenhum" no primeiro turno das eleições. Dilma (PT) tem 32% de rejeição, seguida por Everaldo Pereira (PSC), com 18%; e Aécio Neves (PSDB), com 16%.

Eymael (PSDC), José Maria (PSTU) e Levy Fidelix (PRTB) têm 15% de rejeição cada um. Eduardo Campos aparece com 12% de rejeição, mesmo percentual de Mauro Iasi (PCB) e Luciana Genro (PSOL)





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/398298/visualizar/