Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 05 de Julho de 2014 às 18:15

    Imprimir


Reprodução/BBC
Produção nacional deverá reduzir custos ao governo
Produção nacional deverá reduzir custos ao governo

Uma nova indústria farmacêutica de biofármacos — medicamentos produzidos a partir de material vivo e destinados ao tratamento de doenças como câncer e artrite — será construída no Rio de Janeiro, informa o portal da Ministério da Saúde. A produção nacional vai gerar economia para o governo federal na compra de medicamentos de alta tecnologia oferecidos no SUS (Sistema Único de Saúde (SUS). Com o fim das importações, a previsão é de que o País reduza em R$ 150 milhões ao ano os custos na compra desses produtos.

O projeto para a construção da indústria integra a Política Nacional para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Ministério da Saúde, que mantém atualmente 104 parcerias envolvendo 19 laboratórios públicos e 57 privados. São acordos que preveem o desenvolvimento de 97 produtos (66 medicamentos, 7 vacinas, 19 produtos para saúde e 5 pesquisas em desenvolvimento). No Rio de Janeiro, já são cerca de 40 PDPs que envolvem a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Vital Brazil.

As PDPs são destinadas à transferência de tecnologia entre instituições públicas e privadas e à encomendas tecnológicas vinculadas às demandas de produtos estratégicos para SUS. A fábrica da Bionovis que será construída no Rio será a primeira indústria especializada na produção de medicamentos biológicos e possibilitará que o Brasil reduza sua dependência em relação ao mercado externo de medicamentos biológicos, feitos a partir de material vivo e manufaturados a partir de processos que envolvem medicina personalizada e biologia molecular.

Apesar da mesma qualidade, remédio de marca custa até 4 vezes mais que genérico

Os biofarmácos aumentam as possibilidades de sucesso no tratamento principalmente para doenças crônicas. A nova indústria focará, em um primeiro momento. a produção em sete medicamentos indicados para o tratamentos oncológicos, linfoma e artrite reumatoide. A expectativa é que esses remédios cheguem ao mercado no prazo de três anos.

O Ministério da Saúde possui, atualmente, parcerias entre laboratórios públicos e privados para a produção de 27 biofármacos e 14 biotecnológicos no País. O governo federal representa mais de 70% das compras desses produtos. Apesar dos medicamentos biológicos equivalerem a cerca de 5% dos medicamentos comprados pelo Ministério da Saúde, eles representam 49% dos gastos.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/398434/visualizar/