Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 05 de Julho de 2014 às 18:57

    Imprimir


Dados de 2013 da OIT, a Organização Internacional do Trabalho, apontaram o Brasil como o 4º pior país em segurança no trabalho. Em todo o mundo, são cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho por ano, entre eles, 2,2 milhões resultam em morte.

No Brasil, 1,3 milhão de casos são registrados anualmente, ainda de acordo com a Organização. Os acidentes no País estão associados, principalmente, ao desrespeito às normas básicas de segurança e às más condições dos locais de trabalho.

O estudo realizado pela OIT no ano passado mostrou que a China ocupa o 1º lugar do ranking em relação a mortes no trabalho. Foram registrados 14.924 casos do tipo no país.

A China é seguida de Estados Unidos, com 5.764 mortes, e Rússia, com 3.090. No Brasil, o 4º colocado mundial, foram 2.503 casos.

Apesar de os números brasileiros ainda serem altos, este índice vem melhorando nas últimas décadas. Nos anos de 1980, o número de trabalhadores mortos em serviço chegou a 4.672; já na década de 1990, houve uma queda na taxa de mortes para 3.925.

Por outro lado, enquanto o número de mortes caiu nos últimos anos, a quantidade de acidentes cresceu.

O Ministério da Previdência Social gasta cerca de R$ 70 bilhões por ano para cobrir gastos desses acidentes, que causam, com mais frequência, fraturas, luxações, amputações e outros ferimentos.

Também entram para a contagem casos de Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Em terceiro lugar entre os acidentes de trabalho mais comuns estão os transtornos mentais e comportamentais, como depressão, ansiedade e stress.

Em muitos casos, a prevenção pode diminuir o número de acidentes, com a correção postural, adequação do mobiliário, ferramentas e instrumentos usados, além de uma carga horária e volume de trabalho adequados à função de cada trabalhador.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/398467/visualizar/