Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Julho de 2014 às 17:17

    Imprimir


Tomaram posse nesta quarta-feira (17/7) os novos representantes do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União (CSAGU) eleitos pelos membros das carreiras. O Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams, deu boas vindas aos titulares e suplentes e destacou o objetivo do Conselho de congregar a Instituição e quem faz parte dela no sentido de cumprir sua finalidade.

Após empossar os integrantes do CSAGU, Adams agradeceu aos representantes que concluíram os mandatos neste ano. "O Conselho deve a esses conselheiros que saem agora a responsabilidade com a dinâmica de trabalho eficiente", elogiou, ressaltando a objetividade na tomada de decisões que o órgão assimilou, em combinação à sua função de assessoramento do Advogado-Geral.

Segundo o ministro, a palavra que melhor identifica o CSAGU é a integração. "E para isso, as representações cumprem esse elemento de fazer a ponte direta com as carreiras", reforçou. Adams acrescentou que as propostas levantadas pelos novos integrantes serão avaliadas nas próximas reuniões do colegiado.

Votação recorde

A adjunta do Advogado-Geral da União, Rosangela de Oliveira, destacou que a eleição dos representantes no CSAGU dos advogados da União e procuradores federais, da Fazenda Nacional e do Banco Central registrou a maior votação dos 10 anos de existência do colegiado.

Os empossados se pronunciaram quanto a demandas já verificadas junto às respectivas categorias. O titular que passa a representar os advogados da União, Thiago Carvalho Barreto Leite, afirmou que a primeira demanda da categoria é dar celeridade para a abertura de novo concurso de ingresso na carreira. "É uma honra e um grande desafio. Esperamos ao final do mandato estar à altura da confiança que os colegas depositaram em nós", agradeceu. Seu suplente é o advogado Rogério Pereira.

O procurador da Fazenda Nacional Omar Inês Sobrinho, representante titular da categoria juntamente com o suplente Paulo Renato Gonzalez Nardelli, avaliou que a grande votação representa a fé que os membros da AGU têm no colegiado. Ele observou que os participantes depositam esperança no Conselho de que sejam debatidos os temas importantes para as carreiras.

Por sua vez, o representante dos procuradores federais, Galdino José Dias Filho, apontou que a inserção da Procuradoria-Geral Federal e da Procuradoria-Geral do Banco Central no CSAGU foi um avanço. Ele espera a continuidade de uma gestão democrática para que a categoria tenha amplo espaço para "trabalhar em parceria para gerar os melhores resultados possíveis para o Estado brasileiro e para a população brasileira". A procuradora Thirzzia Guimarães de Carvalho é a suplente.

O procurador do Banco Central André Cerqueira, eleito titular na representação da categoria, com Sérgio Murta Machado Filho como suplente, assumiu o compromisso de aproximar os procuradores da autarquia financeira da AGU a fim de contribuir da melhor forma possível para o crescimento da Instituição. Ele considera que a nomeação dos aprovados no último concurso da carreira e a padronização de critérios de promoção são os pontos mais importantes a serem debatidos pelo colegiado.

A eleição dos novos representantes do CSAGU ocorreu no dia 10 de junho. No total, foram 2.908 votos. A chapa vencedora dos procuradores federais foi eleita com 43,1% dos 1.650 votos da categoria, e a chapa única dos advogados da União obteve 95,8% dos 379 votos registrados. A também chapa única dos procuradores do Banco Central recebeu 98,4% de 64 votos, e a chapa eleita pelos procuradores da Fazenda Nacional, 49,7% de 815 votos.





Fonte: AGU

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/399136/visualizar/