Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 19 de Julho de 2014 às 02:08

    Imprimir


O ministro da agricultura Neri Geller comemorou a visita da comitiva chinesa ao Brasil, que resultou no fim dos embargos daquele país à carne bovina brasileira. Na avaliação do ministro, dois ou três pontos foram fundamentais para acabar com o embargo, anunciado nesta quinta-feira (17.7) sobre nove plantas produtores em São Paulo, Mato grosso, Goiás e Rio Grande do Sul.


Segundo Neri, o primeiro ponto foi o consumo do mercado chinês que está avançando muito forte. As importações de carne bovina da China de todos os países saltaram de US$ 44 milhões para US$ 1,2 bi de 2009 para 2013.

“Então tem uma demanda muito forte e com um mercado que precisa abastecer. O Brasil é um país que está habilitado para isso”, afirmou.

O outro ponto, na avaliação do ministro, foi a velocidade da defesa sanitária brasileira em dar respostas a situações envolvendo os rebanhos. Segundo ele, um exemplo claro foi o foco de vala louca que aconteceu este ano em Mato Grosso.

“Em menos de 30 dias o Brasil comprovou para o mundo inteiro que houve um caso atípico e que quando o caso ocorreu todas as providências foram tomadas. Isso deu credibilidade ao país e abertura de novos mercados. Assim como a consolidação da posição da OIE para o Brasil como um país de baixo risco de contaminação de carne bovina”, observou.

De acordo com o ministro, daqui pra frente a expectativa é consolidar o fornecimento para a China e aumentar em até 20% as exportações ao gigante chinês.





Fonte: AgroOlhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/399162/visualizar/