Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 24 de Julho de 2014 às 12:53

    Imprimir


O preço da saca de 60 quilos do milho em alguns municípios chega a estar 22,5% abaixo preço mínimo de R$ 13,56 estipulado pelo governo federal para a safra 2013/2014. Em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop a saca chegou a quarta-feira (23) cotada a R$ 10,56. Diante de tais fatores e de a colheita já ter atingido cerca de 50% da área, os produtores de milho de Mato Grosso novamente solicitaram a realização de leilões de Prêmio de Equalização Pago ao Produtor Rural (Pepro) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O pedido, que já havia sido feito no início de julho, foi reforçado pessoalmente durante reunião na terça-feira (22) com o ministro da Agricultura, Neri Geller, e o secretário de Política Agrícola do Mapa, Seneri Paludo.

conforme a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o objetivo da realização do Pepro é amenizar os prejuízos, uma vez que os preços estão abaixo do mínimo estabelecido e não estão cobrindo os custos de produção.

Para o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk a liberação dos leilões por parte do governo federal poderão equalizar os preços de venda. “Queremos que o produtor consiga pagar seus custos, garantindo a sua rentabilidade”.

Durante a reunião Geller e Paludo afirmaram saber da situação dos produtores de milho de Mato Grosso e declararam que providências já foram tomadas em relação aos leilões, contudo não garantiram valores e data para a liberação destes recursos.

Brasil

Além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul também solicitou nos últimos dias a realização de leilões do Pepro para o Estado. Presente da reunião na terça-feira (22) no Ministério da Agricultura, o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, reforçou o pedido de realização do Pepro para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também para os Estados da Bahia, Goiás, Piauí e Tocantins. Com, exceção de Mato Grosso, o volume a ser destinado para leilões do Pepro entre os outros Estados solicitados seria mais de 15 milhões de toneladas de milho.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/399490/visualizar/