Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 17 de Setembro de 2014 às 12:45

    Imprimir


Ilustração

Treze homens e uma mulher da mesma quadrilha foram presos pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), da Polícia Judiciária Civil, no município de Rondonópolis (212 km ao Sul), na terça-feira (16.09), durante a operação “Sucata” desencadeada com apoio da 1ª Delegacia de Polícia e da Delegacia Regional, para combater um grupo criminoso especializado em furto, receptação e adulteração de motocicletas.

Foram presos em flagrante, Rafael Henrique Xavier de Souza, 22, Lucas Henrique da Silva Monteiro, 20, Valdecy Leopoldino da Silva, 41, conhecido como "Tainha", Diego Ferreira e Silva, 19, Arquimedes de Leão Saggim, 24, Adilson Fagundes da Silva, 46, Everton Gonçalves Macedo, 30, Gelmedson Ribeiro da Silva, 36, Rony Novaes da Silva, 23, Jhonison Rosa Borges, 21, Bruno Cassimiro da Silva, 25, Reginaldo Izidio da Silva, 46, Rayru Regis Sampaio Izidio, 21, Ângela Maria Freitas de Oliveira Espana, 35 anos.

O trabalho iniciou há cerca de um ano quando a Polícia Civil identificou que o estabelecimento comercial “Sucata Motos”, localizado na Avenida Fernando Correia da Costa, região central de Rondonópolis, poderia estar servindo como ponto de receptação de motocicletas. Nas diligências os investigadores descobriram que as 14 pessoas presas estavam articuladas e recebiam grande quantidade de motocicletas roubadas e furtadas na região sul, indicando ser um dos maiores ponto de receptação do Estado.

Durante as investigações coordenadas pelo delegado de polícia Claudinei Lopes, a Polícia verificou que Valdecy, proprietário da loja, e com passagem criminal por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo em Rondonópolis e Jaciara, além de uma tentativa de homicídio, arrematava motocicletas de leilões realizados pelo Departamento de Trânsito (DETRAN) de Mato Grosso e outros estados, para "esquentar" as motos de procedências ilícitas; "Quando ele recebia os documentos nos leilões, os usava para enganar eventual fiscalização policial ou fazendária", disse o delegado.

Conforme o delegado, a quadrilha desmontava motocicletas furtadas ou roubadas, pintavam as numerações do chassi, raspavam as numerações do motor e clonavam as placas identificadoras, aproveitando da condição de que outros componentes não têm nenhuma identificação ou numeração, apenas o chassi e motor.

Os primeiros detidos foram Rafael e Lucas, identificados após furtarem duas motocicletas Honda Titan, de dentro do pátio de um supermercado na Vila Aurora, dias antes. A dupla foi presa logo que saia da loja Sucata, depois de fazer os acertos da compra e venda ilegal.

Os dois foram levados a Delegacia e em interrogatório confessaram a autoria dos furtos afirmando que venderam pelo valor de R$ 400,00, cada motocicleta. Após declaração, os investigadores se deslocaram para o estabelecimento, conseguindo surpreender em flagrante os empregados adulterando e desmontando motocicletas, sendo que as duas últimas furtadas já estavam desmontadas, inclusive, uma com o tanque pintado com outra cor e a outra moto com o motor trocado e chassi pitando.

Em seguida, três vítimas estiveram no local e reconheceram as motos. Na loja havia uma moto Titan com placa de um gol roubado no Estado de São Paulo. Os peritos criminais também compareceram e constataram algumas adulterações recentes em chassis e que apresentam o corte diferente daqueles leiloados. "Outros exames periciais serão realizados nas motocicletas adulteradas para as possíveis constatações das origens criminosas", informou o delegado Claudinei.

A Polícia Civil solicitou a presença de fiscais da receita estadual para a verificação dos documentos em confronto com as peças e motos adquiridas pela empresa.

Rafael e Lucas foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado e associação criminosa. Os outros 12 envolvidos e atuantes na loja receptadora foram indiciados por receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa.





Fonte: Assessoria PJC/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/401548/visualizar/