Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 20 de Setembro de 2014 às 18:34

    Imprimir


A prisão temporária do conselheiro da Secretaria de Estado de Cultura, Alceu Marcial Cazarin, e sua esposa, Elaine Cazarin, foi prorrogada por mais cinco dias. Eles foram presos na operação Alexandria, deflagrada na segunda-feira (15) e acusados de desviar mais de R$ 1 milhão da Cultura do estado através de fraudes em projetos culturais com a utilização de laranjas.

O delegado que preside as investigações, Gianmarco Paccola Capoani, solicitou que o casal continue preso para conclusão inquérito. Ao todo, 23 pessoas foram presas e já prestaram depoimentos. Vinte e uma foram liberadas: somente o conselheiro e a esposa continuam presos. Eles são apontados pela Delegacia Fazendária como chefes da quadrilha.

A polícia ainda realiza algumas diligências para conclusão das investigações. Duas pessoas ainda estão foragidas. O casal também já foi ouvido, mas o conselheiro não colaborou com a polícia. De acordo com as investigações, o conselheiro e a esposa eram responsáveis por fraudar os projetos em nomes de amigos, parentes ou conhecidos que não eram necessariamente ligados à Cultura ou produtores culturais. Depois de prontos, os projetos eram encaminhados para aprovação e com o depósito dos recursos em conta os “laranjas” recebiam um percentual e repassavam o restante do dinheiro para o casal.

A polícia abriu o inquérito policial em abril deste após uma denúncia encaminhada pela secretária de Cultura de Estado, Janete Riva (PSD). A investigação apura o desvio de recursos do Programa de Apoio à Cultura (Proac), da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso, referente aos anos de 2012, 2013 e 2014. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/401742/visualizar/