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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 27 de Setembro de 2012 às 16:46

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A segunda edição do Prêmio Abdias Nascimento de Jornalismo, que encerrou suas inscrições em agosto, tem na disputa trabalhos enviados de todas as regiões do Brasil, com destaque maior para os estados do Nordeste e Sudeste. Profissionais de alguns dos principais veículos de comunicação – como O Globo, Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo, Agência Brasil, Carta Capital, Correio da Paraíba, Diário do Nordeste, SBT, Canal Futura e Globonews – estão participando.

 

Neste ano, o prêmio teve maior adesão de diferentes regiões. Enquanto 50,3% das inscrições vieram do Sudeste, 27% são de jornalistas do Nordeste, e 11% do Centro-Oeste. A novidade foi o aumento das participações das regiões Sul (8%) e Norte (3,7%).

 

“Estes indicadores fortalecem nossa avaliação de que a estratégia que constou no plano de ação para realizar lançamentos do catálogo da primeira edição do prêmio e do vídeo documentário em diferentes capitais brasileiras foi bem sucedida”, conta Angélica Basthi, coordenadora da premiação, que tem como foco trabalhos jornalísticos que retratem o Brasil plural e diversificado.

 

Entre as categorias do Prêmio Abdias, a de Mídia Impressa teve 25,8% do total de inscrições desta segunda edição. Em seguida vem a Internet, com 18,4%. A categoria Televisão teve 16%, e a Especial de Gênero alcançou 14,1% do total de inscritos. As demais categorias tiveram 11,7% (Fotografia), 7,4% (Mídia Alternativa) e 6,7% (Rádio).

 

O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Conta com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), das demais Cojiras que atuam no Distrito Federal, São Paulo, Alagoas, Paraíba e Bahia, do Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros (do Rio Grande do Sul) e do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.





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