Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 26 de Setembro de 2012 às 22:06

    Imprimir


O Ministério Público Federal no Distrito Federal pediu à Justiça nesta quarta-feira (26) o arquivamento de investigação aberta para apurar se houve conduta criminosa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma conversa ocorrida no início deste ano com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

Partes do diálogo foram relatadas pela revista "Veja", com a versão, confirmada depois pelo ministro, de que Lula teria feito pressão para tentar adiar o julgamento do mensalão.

O pedido de investigação foi apresentado por parlamentares do PSDB, DEM, PPS e PSOL. NA representação, os oposicionistas acusavam Lula de cometer crimes de coação no curso do processo, tráfico de influência e corrupção ativa. O Ministério Público, porém, não detectou um pedido específico de Lula a Mendes para atrasar a análise do caso.

Segundo a reportagem de "Veja" e entrevistas dadas por Mendes, Lula teria oferecido "blindagem" a Mendes nas investigações da CPI do Cachoeira, controlada por partidos aliados ao PT.

Em maio, quando surgiu a denúncia, Lula divulgou nota dizendo-se indignado com a versão publicada sobre a conversa, que classificou como falsa. A conversa ocorreu no escritório do ex-ministro do STF Nelson Jobim, que na época negou a existência do pedido e reafirmou a versão de Lula na investigação do Ministério Público.

Em depoimento, Jobim disse que "o ex-presidente apenas ouviu a conversa sobre o início do julgamento do mensalão, não tendo dela participado". Em entrevistas, Mendes afirmara que Lula não pediu "diretamente", mas "manifestou um desejo e eu disse da dificuldade que o tribunal teria".

Durante o procedimento investigatório, o Ministério Público enviou dois pedidos de informação a Mendes com questionamentos sobre o episódio. O ministro, porém, não respondeu e os procuradores usaram por base suas declarações na mídia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/40404/visualizar/