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Quarta - 26 de Setembro de 2012 às 21:12
Por: Leandro J. Nascimento

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Leandro J. Nascimento/G1
Rodovias de Mato Grosso são inclusas em plano de asfaltamento
Rodovias de Mato Grosso são inclusas em plano de asfaltamento

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve disponibilizar em até 30 dias a primeira parcela de aproximadamente R$ 500 milhões ao Governo de Mato Grosso para operacionalização do Programa Mato Grosso Integrado, voltado ao asfaltamento das rodovias estaduais.

O montante corresponde à primeira parcela do valor global de R$ 1,5 bilhão que o estado financiará junto ao BNDES para obras de pavimentação em 2,1 mil quilômetros, abrangendo 44 municípios. A liberação estava prevista para o mês de julho, mas não ocorreu após o Estado não cumprir exigências do Governo Federal.

"Há projetos prontos e licitados. Assim que recebermos [a primeira parcela] daremos a ordem de serviço", afirmou o governador Silval Barbosa (PMDB). O banco deve manter o repasse em três etapas: a primeira em 2012, a segunda para 2013 (R$ 600 milhões) e a última em 2014, no valor de R$ 400 milhões. A contrapartida do estado será de R$ 150 milhões.

Ainda no primeiro semestre o governo recebeu aval da Secretaria do Tesouro Nacional para pleitear o recurso. O programa objetiva garantir o acesso de municípios onde não há asfalto com outros pontos onde já existe a pavimentação. O governo pretende entregar em fases a documentação exigida pelo agente financiador para confirmar as transferências dos montantes aos cofres do Poder Executivo.

"O estado está cumprindo a determinação do banco com relação a entrega de projetos, licenças", afirma o assessor da Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação de Vias Urbanas (Setpu), Tércio Lacerda.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, a garantia da pavimentação resultará em dois benefícios. O primeiro econômico, barateando o escoamento da produção agrícola. O outro social e contemplando o deslocamento da população em direção à capital Cuiabá.

"Mato Grosso tem 22% a 23% da sua malha rodoviária estadual asfaltada e está faltando muito a se fazer. Na medida que transportamos nossos produtos de uma maneira não tão eficiente perdemos competitividade", avaliou Prado.

O estado conta uma malha viária estadual de 25 mil quilômetros, mas deste universo somente 5,4 mil quilômetros estão pavimentados.

Rodovia MT-130 (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)
Programa favorecerá ligação entre municípios mato-grossenses e reduzirá tempo de viagem
(Foto: Leandro J. Nascimento/G1)



As beneficiadas
Diferentes rodovias foram inseridas pelo governo em planos de pavimentação para os próximos anos. Entre elas a MT-326, no Leste do Estado. Em sua área de abrangência estão duas das três jazidas de calcário que abastecem as propriedades rurais do Araguaia. São 135 quilômetros interligando os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, distantes 765 km e 800 km de Cuiabá, chegando a BR-158, no Posto Rei da Estrada. Os investimentos estão orçados em R$ 945 milhões.

"A obra é fundamental porque só nesta rodovia trafegam 900 mil toneladas de calcário em direção ao Vale do Araguaia", avalia Edeon Vaz Ferreira, coordenador-executivo do Movimento Pró Logística.

Outra é a MT-020 entre Paranatinga e Canarana, na extensão de 284 quilômetros. A obra deve exigir investimentos de R$ 180 milhões estando a liberação fracionada em três etapas. De acordo com o governo do estado, são R$ 60 milhões ainda em 2012; outros R$ 90 milhões em 2013 e outros R$ 30 milhões em 2014.

As obras na MT-020 ligarão Canarana aos distritos do Garapu e Culuene até Paranatinga. Deve beneficiar quase 20 municípios da região Nordeste. Prevê-se a redução de pelo menos 185 quilômetros entre as cidades até a capital do estado, Cuiabá.





Fonte: Do G1 MT

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