Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Novembro de 2014 às 16:45

    Imprimir


“O planejamento do consumo de energia elétrica vai reduzir os custos e possibilitar mais investimento em outras áreas, também prioritárias. Temos a certeza que esse Programa irá trazer benefícios para a população sinopense”, avaliou o secretário Municipal de Administração, Nevaldir Graf, o “Ticha”, durante abertura da Capacitação da Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM), hoje. Os participantes do curso serão responsáveis por fazer a gestão dos gastos do município com energia elétrica, visando uma economia que pode chegar a 20%.

A formação da Ugem foi determinada após parceria firmada entre a prefeitura e a Eletrobras Eletronorte, responsável por subsidiar os investimentos do Programa, por meio do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (PROCEL). O grupo consiste em uma comissão que definirá programas de combate ao desperdício e contribuirá com a elaboração de um Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica (PLAMGE).

O Plano de Sinop tem o prazo de 90 dias, após a capacitação, para ser concluído. O documento será entregue à prefeitura e conterá o mapeamento de todas as atividades desenvolvidas pelos órgãos municipais, identificando áreas, discriminando gastos de energia, identificando os pontos de desperdício e ações corretivas, e ainda elabora um cenário que mostra a evolução do consumo de energia num determinado período.

De acordo com o coordenador do Programa Eletronorte de Eficiência Energética (PEEE) em Mato Grosso, Álvaro Raineri, o objetivo é reduzir o custo com energia elétrica nos municípios que estão sobre a área de atuação da Empresa. “Temos uma unidade da Eletronorte em Sinop e esse é o 31º município a ser atendido pelo Programa. Ao todo, somando as 30 cidades, houve um custo de implantação de R$ 1 milhão (subsidiado pela Eletronorte) e uma economia de R$ 4 milhões em energia elétrica, representando o quanto o investimento é viável, aos municípios”.

Participam da ação, 17 gestores municipais que serão responsáveis por fazer a gestão em 150 unidades consumidoras, que inclui desde prédios administrativos municipais a iluminação pública.





Fonte: Só Notícias com assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/404316/visualizar/