Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 26 de Novembro de 2014 às 07:57

    Imprimir


Estadão Conteúdo
Segundo informações do ministério, a campanha foi motivada por relatos de discriminação e números que revelam a expressão do racismo na rede pública
Segundo informações do ministério, a campanha foi motivada por relatos de discriminação e números que revelam a expressão do racismo na rede pública

O Ministério da Saúde lançou uma campanha para incentivar denúncias de atos de racismo no SUS (Sistema Único de Saúde). A ação, cujo slogan é Racismo faz mal à Saúde. Denuncie!, foi divulgado nesta terça-feira (25), em Brasília.

Por meio do telefone Disque Saúde 136, as pessoas poderão denunciar qualquer situação de racismo que tenha presenciado ou sofrido em locais de atendimento do SUS, como hospitais e postos de saúde.

Segundo informações do ministério, a campanha foi motivada por relatos de discriminação e números que revelam a expressão do racismo na rede pública. Dados do divulgados pelo Governo Federal mostram que uma mulher negra recebe menos tempo de atendimento médico do que uma mulher branca. Os números mostram que, enquanto 46,2% das mulheres brancas tiveram acompanhante no parto, apenas 27% das negras utilizaram esse direito. Outro levantamento revela que 77,7% das mulheres brancas foram orientadas sobre a importância do aleitamento materno, enquanto 62,5% das mulheres negras receberam essa informação.

Segundo a pasta, as taxas de mortalidade materna infantil entre a população negra são superiores às registradas entre mulheres e crianças brancas. Os números mostram que 60% das mortes maternas ocorrem entre mulheres negras e 34% entre mulheres brancas. Já na primeira semana de vida, a maioria das mortes é registrada entre crianças negras (47%) entre as brancas, o índice é 36%.

Amamentação prolongada divide opiniões

A ação do Ministério da Saúde é realizada em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

De acordo com o Ministério da Saúde, Arthur Chioro, "produzir a igualdade na diversidade que é o grande desafio".

— Dados mostram que o preconceito produz mais doenças, mais mortes e sofrimento. Muitas vezes o racismo é a negativa do acesso à informação adequada. Precisamos encarar essa realidade e também reconhecer a diversidade.

A campanha prevê ainda que, por meio do Disque Saúde 136, as pessoas possam denunciar qualquer situação de racismo que tenham presenciado, além de se informar sobre doenças mais comuns entre a população negra e que exigem maior acompanhamento, como a doença falciforme e o diabetes tipo 2.





Fonte: Do R7, com Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/404665/visualizar/