Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 26 de Setembro de 2012 às 08:28

    Imprimir


Se as eleições em Várzea Grande fossem hoje, a candidata Lucimar Campos (DEM) venceria a corrida pela prefeitura impondo uma vantagem de 8 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o deputado estadual Walace Guimarães (PMDB). Em terceiro lugar, ficaria o atual prefeito Tião da Zaeli (PSD), distanciado 14 pontos da democrata.

No estimulado, quando ao eleitor é apresentada a lista de candidatos, Lucimar obteve 34% das intenções de voto, contra 26% atribuídos a Walace e, 20% a Zaeli. Os demais, Milton Dantas, Miltão (Psol) e Edson Ribeiro (PPL) empatam com 1% cada. Indecisos somam 14% e brancos e nulos, 4%.

Apesar da queda de 7 pontos em relação ao primeiro levantamento, feito no início de agosto, a democrata vem garantindo a eleição, já que no município não há possibilidade de segundo turno. No entanto, o peemedebista e o candidato à reeleição vêm melhorando seus desempenhos. Tião cresceu 6 pontos mas não conseguiu ultrapassar Walace, que conta com 4 pontos percentuais a mais que no início de sua campanha.

Na sondagem espontânea, onde o entrevistado aponta em quem vai votar, Lucimar teria também garantida a vitória, com 32% contra 24%, conquistados por Wallace e, 17%, por Zaeli. Miltão e Ribeiro repetiram os mesmos 1%. Indecisos saltam a 21% e brancos e nulos, alcançam idênticos 4%.

Nesta modalidade, a queda da democrata é de apenas 2 pontos, dentro da margem de erro, mostrando que ela ainda está presente na memória do eleitor. O maior crescimento foi registrado pelo social democrata, que saltou de 9%, na primeira amostragem, para os atuais 17%, enquanto a trajetória de Walace foi marcada por um aumento de 7 pontos percentuais.

Esta é a terceira rodada de pesquisa do Gazeta Dados no município e foi realizada nos dias 22 e 23 deste mês. Para alcançar um resultado mais próximo à realidade a 11 dias das eleições na segunda maior cidade de Mato Grosso, o Instituto dobrou a amostragem, entrevistando 800 pessoas, ao invés de 400 como nos levantamentos anteriores. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sob o número 0348/2012, a pesquisa definiu em 3,5% a maior ou a menor a margem de erro.

Rejeição
Para tentar recuperar a diferença em relação à primeira colocada, os adversários buscam margem de crescimento, não apenas entre os indecisos, mas também entre aqueles que já tinham se manifestado por outro candidato. Neste sentido, quem teria menos chance de melhorar seu desempenho é o atual prefeito, que lidera a lista de rejeição com índice de 28%, que tem oscilado entre as 3 rodadas.

No início, 26% afirmavam que não votariam em Zaeli, após um aumento de 10 pontos no seu índice de rejeição, ele volta a recuperar certo prestígio entre os várzea-grandenses. A lista é seguida por Lucimar, que mesmo mantendo a liderança, já acumula 26% de rejeição, mais que o dobro do registrado no início de agosto.

A situação se mostra favorável ao peemedebista, cujo índice caiu 5 pontos percentuais. Hoje, 12% dos entrevistados afirmam que não votariam em Walace.

Com variação dentro da margem de erro, passando de 5% para 7% a quantidade de eleitores que rejeitam a eleição de Ribeiro, ele deve ter dificuldades para sair da lanterna, já que Miltão foi quem apresentou a maior queda no índice de rejeição, saindo dos 13% para atuais 3%.

Apenas 7% do eleitorado não rejeita nenhum dos candidatos enquanto 17% ainda não conseguem definir um concorrente no qual se recusariam a votar.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/40489/visualizar/