Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Dezembro de 2014 às 05:51

    Imprimir


Getty Images
Taxa básica de juros subiu 0,5 ponto percentual
Taxa básica de juros subiu 0,5 ponto percentual

Pela segunda vez seguida, o Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros. O aumento, de 0,5 ponto percentual, foi divulgado nesta quarta-feira (3,) pelo Copom (Comitê de Política Monetária).

Com a alta, a Selic chega a 11,75% ao ano e atingiu o maior patamar desde o mês de agosto de 2011, quando a taxa era de 12%.

Votaram por essa decisão Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a inflação, já que os juros mais altos encarecem o crédito, diminuem a disposição para gastar do consumidor e estimulam a poupança.

Em nota, o BC considera que a alta é reflexo dos “efeitos cumulativos e defasados da política monetária”.

A taxa funciona ainda como um piso para a formação dos demais juros cobrados no mercado para financiamentos e empréstimos — que são influenciados também por outros fatores, como o risco de que quem pegou o dinheiro emprestado não pague a dívida.

É a partir da Selic que as instituições financeiras definem também quanto vão pagar de juros nas aplicações dos seus clientes.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/405017/visualizar/