Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 13 de Dezembro de 2014 às 05:11

    Imprimir


Carros são colocados em máquina de compactação sem pneus, componentes recicláveis e materiais tóxicos. (Foto: Assessoria / Politec)

Carros são colocados em máquina de compactação sem pneus, componentes recicláveis e materiais tóxicos. (Foto: Assessoria / Politec)

A Polícia Técnica (Politec) começou nesta sexta-feira (12) a prensar veículos considerados inservíveis e que estavam depositados em pátios como o da própria Politec e do Departamento de Trânsito (Detran). A meta é de prensar 19 mil veículos, entre carros, caminhões, caminhonetes e motocicletas, material ferroso que, no total, deve pesar mais de quatro mil toneladas.

De acordo com a Secretaria de estado de Segurança Pública (Sesp), os trabalhos visam a limpeza dos pátios do estado, que já acumulou 26 mil veículos sem utilidade.

Depois de passarem pela máquina, carros são reduzidos a blocos de metal retorcido. (Foto: Assessoria / Politec)Depois de passarem pela máquina, carros são reduzidos a blocos de metal retorcido. (Foto: Assessoria / Politec)

Armazenados nos pátios, esses automóveis sem condições de voltarem a funcionar são apenas sucata e propiciam a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Parte dos veículos provém de leilões do Detran e outra de apreensões da Polícia Civil.

Para prensar os veículos e retirá-los definitivamente do sistema do Detran, o estado licitou os serviços de uma empresa especializada, que detém uma máquina voltada para a prensagem. Primeiro são retirados materiais que possam contaminar o solo e depois os materiais recicláveis (como pneus, baterias e até o combustível).

Politec está prensando carros de passeios, caminhonetes, utilitários, motocicletas e outros veículos considerados inservíveis. (Foto: Assessoria / Politec)Politec está prensando carros de passeios, caminhonetes, utilitários, motocicletas e outros veículos considerados inservíveis. (Foto: Assessoria / Politec)

Em seguida, um guincho leva o veículo até a máquina compressora, que o compacta em forma de bloco dentro de apenas três minutos. A cada hora, 20 carros são prensados. O material ferroso retirado desse processo deve ser enviado para reciclagem em São Paulo. O valor que for arrecadado com a venda dele será remetido para os cofres públicos do estado.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/405421/visualizar/