Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 24 de Setembro de 2012 às 10:13

    Imprimir


A cobertura de esgoto no País avançou de 59,1% em 2009 para 62,6% em 2011, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que acaba de ser divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, do total de domicílios existentes, mais da metade (38,2 milhões) está ligada à rede coletora.

 

Para a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), apesar do crescimento do serviço, a situação continua preocupante. "Com o atual nível de investimento que temos, demoraremos 50 anos para universalizar o serviço", afirma o presidente da entidade, Dante Ragazzi Pauli. Segundo ele, além de investimentos públicos, é preciso capacitar gestores estaduais e municipais.

 

Entre as regiões do país, a Norte, mesmo considerando as fossas sépticas que estão ligadas à rede de esgoto, tem o menor porcentual de casas atendidas, 20,2% - embora fosse 12,9%, em 2009 - seguida do Nordeste, que tem 40,1% das residências com esgoto. Nas Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste os porcentuais de atendimento são 45%, 59% e 87%, respectivamente.

 

"O governo tem investido mais nas Regiões Norte e Nordeste, mas levando em conta que a carência é tão grande, o avanço é pequeno", avalia Ragazzi. Mesmo nas regiões mais ricas, explica, há bolsões de pobreza que só serão alcançados com investimentos públicos e redução de tarifas e taxas. "Não há desenvolvimento ambiental sem desenvolvimento econômico."





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/40682/visualizar/