Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 24 de Setembro de 2012 às 08:53
Por: Valérya Próspero

    Imprimir


   A juventude em Mato Grosso vem atuando maciçamente nas campanhas eleitores de 2012, pelo menos em alguns partidos. A principal função dos jovens está relacionada à panfletagem, colaboração na realização de eventos, atuação em escolas, além de proporem ações a serem colocadas em prática voltadas aos jovens, caso o candidato saia vitorioso.

 

    A "Juventude Digoreste", formada pelo PSDB e DEM, foi responsável pelo projeto que deu origem às primeiras propostas do candidato a prefeito de Cuiabá Guilherme Maluf (PSDB). Entre as sugestões estão o "Pedala Cuiabá", que propõe a criação de ciclovias na Capital, e o "Carbono Zero", que trata do plantio de árvores que devem compensar a emissão de carbono durante a campanha eleitoral.

   Também foi a juventude quem organizou o "passeio" de ônibus pela cidade, para que o candidato a prefeito conhecesse de perto a realidade do transporte público. Maluf ainda assinou termo de compromisso no DCE da UFMT garantindo que, se eleito, manterá o passe-livre pelos próximos 4 anos. Entre os membros da "Juventude Digoreste" estão Alexandre Santaella, presidente estadual da JPSDB, Thomaz Miranda presidente municipal da JPSDB, Halison Barreto, coordenador de Comunicação, Marcelo Pina, presidente municipal da JDEM.

   O candidato Mauro Mendes (PSB) também tem um grupo de jovens atuando na campanha. Segundo o coordenador voluntário de segmentos representativos Arquimedes Lemos Neto (PDT), cerca de 150 jovens se dedicam ao fortalecimento do nome de Mauro. Ele conta que, além das propostas "básicas", como melhoria da saúde e educação, eles pedem a manutenção da secretaria municipal da Juventude, políticas de combate às drogas, tratamento especial à segurança, ao esporte e lazer. Entre as principais lideranças estão Rafael Guiorgi (PDT), Carlos Rafael (PSB), Keko (PV), Dira Júnior (PR), Ana Paula (PPS).

   Carlos Brito (PSD), por sua vez, conta apenas com a organização dos jovens do PC do B, por meio da "União da Juventude Socialista" (UJS). Conforme o presidente do grupo Rarikan Hezzen Araújo, cerca de 50 pessoas participam da campanha. A principal reivindicação é que Brito assine o Pacto da Juventude, uma campanha nacional que luta por mais espaço aos jovens. A juventude também quer a continuidade do passe-livre, construção de praças para lazer e mais segurança. Além de Rarikan, também aderiu a campanha a presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME), Daniela Alcântara.

   A assessoria do candidato Lúdio Cabral (PT) não informou sobre a atuação da juventude na coligação. O RDNews também não conseguiu contato com os grupos jovens de Adolfo Grassi (PPL) e Procurador Mauro (PSOL).





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/40697/visualizar/