Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Quarta - 14 de Janeiro de 2015 às 18:37

    Imprimir


Getty Images
Candidatos à carteira de carro terão mais tempo de aulas práticas
Candidatos à carteira de carro terão mais tempo de aulas práticas

A carga horária de aulas práticas para quem vai tirar carteira de motorista de carros (categoria B) aumentará de 20 para 25 horas a partir da próxima segunda-feira (19), informou o Detran-SP (Departamento Estadual de Transito de São Paulo).

Desse total, cinco horas devem ser realizadas à noite. Para o condutor que já possui carta de moto (categoria A) e vai incluir a carteira de carro, a carga horária passará de 15 para 20 horas, das quais quatro horas serão no período noturno.

O curso teórico, exigido apenas para quem vai obter a primeira habilitação, não teve a carga horária alterada e continua com 45 horas/aula.

De acordo com a entidade, houve um acordo com o Sindicato das Auto Moto Escolas de São Paulo para garantir que o reajuste nos valores praticados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) seja em torno de 6%.

O diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg, afirma que o acordo visou controlar o aumento nos preços das Auto Escolas.

— O Detran é favorável aos investimentos na capacitação eficiente dos condutores, mas entende que o cidadão não pode ser prejudicado financeiramente.

A determinação do aumento da carga horária prática partiu do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), por meio da resolução 493. O aumento foi determinado para todo o País a partir do último dia 1º de dezembro, mas o Estado de São Paulo atrasou a adoção da medida devido ao acordo com o Sindicato.

Simulador

O candidato à primeira habilitação na categoria B (carro) pode substituir até oito aulas práticas — quatro no período noturno e quatro no diurno — pelo aprendizado no simulador de direção veicular.

Da carga horária total, podem ser realizadas no simulador até seis horas/aula, sendo três horas para substituição das aulas noturnas e três horas para as diurnas.

O Detran ressalta que o CFC (Centro de Formação de Condutor) não é obrigado a ter o simulador de direção veicular e, caso tenha, cabe ao candidato optar por fazer ou não uso do equipamento em sua aprendizagem.

O passo a passo do processo de habilitação e adição de categoria pode ser consultado no portal do Detran-SP.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/407076/visualizar/