Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Janeiro de 2015 às 19:08

    Imprimir


Edson Rodrigues

As obras de recuperação estrutural no viaduto Jamil Boutros Nadaf (em frente a Secretaria de Estado de Fazenda) estão sendo avaliadas e implantadas pelo Consórcio VLT. O projeto de recuperação já foi protocolado na sede do Gabinete de Projetos Estratégicos da Casa Civil e está sob a análise da equipe técnica.

A empresa deverá apresentar o projeto de recuperação e reforço das fundações do viaduto. A expectativa inicial para o término das obras é abril, em cronograma a ser confirmado em audiência pública a ser realizada no começo de fevereiro. “Fundamental é que todos os problemas sejam sanados para que a obra seja funcional, duradoura e segura aos usuários”, disse o secretário de Projetos Estratégicos, Gustavo de Oliveira.

Os construtores também sinalizaram positivamente para a elaboração de um novo planejamento de execução da obra, visando minimizar os transtornos aos cidadãos, com cronograma claro e a ser amplamente divulgado à sociedade. No momento, o consórcio trabalha na revisão dos projetos já elaborados e na confecção de um novo cronograma a ser pactuado com o governo do Estado tão logo seja concluído.

Segundo a empresa LSE, o relatório de avaliação de desempenho estrutural e da qualidade do viaduto Sefaz, obra executada pela então Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), apontou no teste de carga permanente que a estrutura apresentou resistência satisfatória, não havendo o risco de desabamento não avisado.

No entanto, a análise completa foi comprometida por conta da ausência do projeto de recuperação do viaduto que não foi apresentado pelo Consórcio construtor quando da elaboração do referido laudo.

Ainda de acordo com o documento é necessário o reforço da estrutura, contemplando das fundações até a superestrutura, “onde as resistências são insuficientes para a intensidade dos esforços”, afirmando que o viaduto somente poderá entrar em uso pleno “após a aprovação por uma nova e completa inspeção, com aplicação de cargas dinâmicas da mesma natureza das previstas para a obra em serviço”, como descrito no texto.

O relatório da empresa LSE passa por avaliação técnica da equipe de engenharia do Gabinete de Projetos Estratégicos e também será divulgado na ocasião da audiência.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/407330/visualizar/