Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 21 de Janeiro de 2015 às 18:49

    Imprimir


Chello Fotógrafo/ Futura Press/ Estadão Conteúdo
Apagão no bairro da Vila Ema, zona leste de SP, nesta terça-feira
Apagão no bairro da Vila Ema, zona leste de SP, nesta terça-feira

O novo secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, informou que ficou decepcionado com o relatório sobre as providências de emergência apresentado pela Eletropaulo em relação às quedas de energia que ocorreram nos últimos dias.

Meirelles ressalta que o documento não trazia o detalhamento de informações como o motivo da demora no atendimento. O secretário também ressaltou que as equipes da Eletropaulo hoje se mostram insuficientes e que o órgão, inclusive, teve que acionar pessoal de outras concessionárias para dar conta da demanda. Em tom de insatisfação com o trabalho desempenhado, desabafou.

— Não há menor justificativa esperar as chuvas para se tomar providências da poda das árvores. Há um call center automático e viva voz que não estão funcionando corretamente. Precisamos de solução objetiva.

O vice-presidente de Operações e Comercial da AES Eletropaulo, Sidney Simonaggio, afirmou que estranhou as críticas.

— Nós estranhamos muito a colocação das críticas porque entregamos um relatório altamente claro e das propostas que estamos encaminhando a serem tomadas.

De acordo com Sidney, o órgão agora precisa complementar as informações do relatório. Por exemplo, além de colocar o número de equipes trabalhadas, será necessário informar as horas trabalhadas. Ele prometeu que tudo será entregue até a próxima quarta-feira (28).

Simonaggio classificou como “fora da normalidade” o que aconteceu neste começo do ano e disse que precisaram da ajuda de quatro equipes da distribuidora de energia Bandeirantes e dez da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Com as fortes chuvas, cerca de 1.000 árvores caíram nos últimos 15 dia em São Paulo prejudicando a fiação elétrica e causando prejuízos aos consumidores. Ele ainda defendeu que o número de equipes de que o órgão dispõe é suficiente para o atendimento em dias normais.

— 307 equipes de emergência são suficientes para atender em dias normais. O que aconteceu neste começo do ano fugiu a qualquer padrão de normalidade. A rede que sofreu um impacto anormal.

Em 2014, a Eletropaulo realizou a poda de 140 árvores e prometeu que agora mais 200 serão podadas, além de aumentar para 3.300 km o raio de manutenção feito pelo órgão. A partir de fevereiro, a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) fará uma auditoria nas contas da Eletropaulo. O documento deve ficar pronto em 15 dias.

O secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, disse ainda que está ouvindo e colhendo dados de todas as concessionárias de energia e, desta forma, vai identificar as falhas para apresentar ao governo federal novas normas que possam ser válidas para várias regiões do País. Isso porque a estrutura que se tem no momento se mostra insuficiente.

— É uma brutal injustiça, nós não podemos admitir. Estamos juntando dados de todas as concessionárias de energia para cobrar do governo federal providências.

Quando estiverem prontas, as normas serão mostradas primeiro à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e depois ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/407508/visualizar/